Notícia

Diversidade na empresa favorece inovação e produtividade

O tema foi discutido em workshop na FIEMG

O SESI-MG, por meio da gerência de responsabilidade social empresarial, promoveu no dia 13/02, o Workshop Promoção da Diversidade na Empresa: uma estratégia de inovação. “A sociedade como um todo precisa refletir sobre a aceitação das diferenças. Promover a diversidade possibilita trabalhar com pessoas diferentes, criando equipes mais criativas. Esse é também um movimento da sociedade a favor do respeito nas relações”, diz a gerente de Responsabilidade Social e Empresarial da FIEMG Luciene Araújo.

Segundo a especialista Alessandra Rubim Rigueira, cada vez mais marcas e organizações têm estimulado debates sobre respeito, representatividade e promoção da igualdade, independentemente de gênero, raça, condição física ou orientação sexual. “Esta nova forma de gestão de pessoas tem impactado positivamente os resultados empresariais e inspirado as relações sociais”, diz.

Ela reforça que alinhado com esta nova tendência, “o workshop veio para estimular a organização de programas de diversidade, capazes de gerar ambientes organizacionais mais criativos, inovadores e com equipes altamente capacitadas para a solução de problemas, um grande diferencial para empresas que operam em mercados cada vez mais competitivos e que  influenciam os avanços em suas cadeias produtivas”.

O objetivo é mostrar a importância do investimento em diversidade nas empresas, que promove ganhos de produtividade e melhores resultados. Abordando as questões de gênero, etnia e inclusão da Pessoa com Deficiência, o treinamento apoia as empresas na construção de programas contínuos, que também favorecem o desenvolvimento da sociedade.

Segundo Alessandra Rigueira, trabalhar a diversidade representa uma mudança cultural e requer educação nos diversos níveis da empresa, formação de uma liderança transformadora, além da sensibilização e envolvimento de todos os públicos.

SJJ_4616.JPG

Participaram do workshop empresas de diversos segmentos. Para a assistente social da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de Araxá, Jaqueline Santana, o workshop é uma oportunidade para compartilhar e vivenciar novos pontos de vista. “Já trabalhamos o assunto na empresa, mas é muito importante conhecer outras práticas para complementarmos nossas ações. Almejamos um trabalho sistematizado”, diz.

Para a assistente administrativo da Divisão de Mobilização e Responsabilidade Social da Copasa Luciane Campos, o diálogo entre as empresas é fundamental para avançar no debate do tema. “Nós fazemos parte do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, mas ainda temos muito a avançar quando se trata de representatividade”, diz.

SJJ_4608.JPG

 

 

 

 

Últimas notícias

  1. 8 razões para fazer um curso técnico

    Leia

  2. Cadeia produtiva do plástico é a primeira a ser trabalhada pelo FIEMG Social

    Leia

  3. Alterações na Legislação Trabalhista serão esclarecidas em Ipatinga

    Leia

  4. Interlocução pelo desenvolvimento de Minas Gerais

    Leia

  5. Entenda sobre o curso técnico EAD que prepara o profissional para garantir a qualidade dos processos industriais

    Leia

  6. Confiança do empresário é instável em 2019

    Leia

  7. Entenda sobre o curso EAD Técnico em Vestuário

    Leia

  8. Por que você deve fazer um curso EAD?

    Leia