Notícia

Diversidade na empresa favorece inovação e produtividade

O tema foi discutido em workshop na FIEMG

O SESI-MG, por meio da gerência de responsabilidade social empresarial, promoveu no dia 13/02, o Workshop Promoção da Diversidade na Empresa: uma estratégia de inovação. “A sociedade como um todo precisa refletir sobre a aceitação das diferenças. Promover a diversidade possibilita trabalhar com pessoas diferentes, criando equipes mais criativas. Esse é também um movimento da sociedade a favor do respeito nas relações”, diz a gerente de Responsabilidade Social e Empresarial da FIEMG Luciene Araújo.

Segundo a especialista Alessandra Rubim Rigueira, cada vez mais marcas e organizações têm estimulado debates sobre respeito, representatividade e promoção da igualdade, independentemente de gênero, raça, condição física ou orientação sexual. “Esta nova forma de gestão de pessoas tem impactado positivamente os resultados empresariais e inspirado as relações sociais”, diz.

Ela reforça que alinhado com esta nova tendência, “o workshop veio para estimular a organização de programas de diversidade, capazes de gerar ambientes organizacionais mais criativos, inovadores e com equipes altamente capacitadas para a solução de problemas, um grande diferencial para empresas que operam em mercados cada vez mais competitivos e que  influenciam os avanços em suas cadeias produtivas”.

O objetivo é mostrar a importância do investimento em diversidade nas empresas, que promove ganhos de produtividade e melhores resultados. Abordando as questões de gênero, etnia e inclusão da Pessoa com Deficiência, o treinamento apoia as empresas na construção de programas contínuos, que também favorecem o desenvolvimento da sociedade.

Segundo Alessandra Rigueira, trabalhar a diversidade representa uma mudança cultural e requer educação nos diversos níveis da empresa, formação de uma liderança transformadora, além da sensibilização e envolvimento de todos os públicos.

SJJ_4616.JPG

Participaram do workshop empresas de diversos segmentos. Para a assistente social da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de Araxá, Jaqueline Santana, o workshop é uma oportunidade para compartilhar e vivenciar novos pontos de vista. “Já trabalhamos o assunto na empresa, mas é muito importante conhecer outras práticas para complementarmos nossas ações. Almejamos um trabalho sistematizado”, diz.

Para a assistente administrativo da Divisão de Mobilização e Responsabilidade Social da Copasa Luciane Campos, o diálogo entre as empresas é fundamental para avançar no debate do tema. “Nós fazemos parte do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, mas ainda temos muito a avançar quando se trata de representatividade”, diz.

SJJ_4608.JPG

 

 

 

 

Últimas notícias

  1. Decisão liminar suspende pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  2. Índice de Confiança do Empresário Industrial marca a terceira queda mensal seguida

    Leia

  3. Espaço Usiminas de Arte recebe exposição do acervo do SESI MAO

    Leia

  4. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG Lab 4.0

    Leia

  5. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  6. Workshop Compliance Ambiental

    Leia

  7. De malas prontas para a Turquia

    Leia

  8. Previdência: reforma ou falência?

    Leia