Notícia

Diversidade nas empresas não é alternativa, sim uma necessidade

Evento virtual, promovido pelo SESI-MG, trouxe especialistas para conversar sobre ações que mobilizem todos os níveis dentro das organizações

“O mundo está passando por uma transformação muito grande e é preciso fazer uma reestruturação no ambiente corporativo. Diante desse novo cenário, alguns temas entram na discussão e a diversidade é um deles. É preciso entender que ela não é uma alternativa e sim uma necessidade de uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural. As empresas têm que pensar em como proporcionar um espaço mais acolhedor para as diferenças”, afirmou Alessandra Rigueira, analista da Gerência de Responsabilidade Social do SESI-MG, durante o webinar Diversidade - para ser valorizado é preciso valorizar, realizado nesta quarta-feira (24/3).

Além da especialista da FIEMG, o webinar trouxe a experiência da Anglo American. Michele Silva, da área de Desenvolvimento Organizacional da empresa, falou sobre os pilares que sustentam a estratégia em favor da promoção da diversidade dentro da organização.

“Primeiro, é importante ter uma liderança inclusiva e preparada para ajudar a fazer essa inclusão no dia a dia. Outro pilar é que todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados pelo que são. Um terceiro pilar é ter um local justo, adaptável e acolhedor para todos e, por último, proporcionar um ambiente seguro e capacitado para saber lidar com as diferenças”, contou Silva.

E para que todos os colaboradores possam sentir o ambiente propício à diversidade, Silva conta que a empresa trabalha fortemente com políticas que incluam diversos grupos, como rodas de conversas educativas, criação de conselhos, e que a Anglo American mantém um canal robusto que ofereça suporte para o envio queixas sobre situações de discriminação.

“A diversidade traz benefícios, entre eles, proporciona um ambiente psicologicamente seguro e com as pessoas felizes, isso reflete diretamente na produtividade. Além disso, sentimos um impacto direto na retenção de talentos, as pessoas se conectam com a organização. São inúmeros benefícios, mas as pessoas se sentirem à vontade para ser quem elas são é muito gratificante. Não é receita de bolo, requer cuidado, respeito e escuta”, contou a representante da Anglo American.

E os benefícios de refletir uma organização plural, assim como é a sociedade em que vivemos, também foi destacada pela analista da FIEMG. “Diversidade não é priorizar determinado grupo, é tratar todos sem nenhum tipo de preconceito. Entender que ela, na verdade, traz mais evolução para equipes, pois compartilha visões de mundo e trajetórias diferentes. Mais do que tudo, é acolher o que cada um tem de melhor”, pontuou Rigueira.

Últimas notícias

  1. Para ter voz ativa, cuide bem da sua

    Leia

  2. Garanta seu emprego na indústria: SENAI abre inscrições para Aprendizagem Industrial

    Leia

  3. Sabor que leva Minas mundo afora

    Leia

  4. Sua empresa atende todos os requisitos da LGPD?

    Leia

  5. Uma paixão nacional que faz bem para a saúde

    Leia

  6. SESI-MG promove oficina de Robótica on-line

    Leia

  7. Internacionalização de empresas mineiras para os Estados Unidos é tema de webinar

    Leia

  8. Um espaço de aprendizado e troca de conhecimento

    Leia