Notícia

IEL e FIEMG Regional Vale do Paranaíba oferecem treinamento sobre eSocial

Estão abertas as inscrições para a capacitação, que será ministrada no próximo dia 27, em Uberlândia

O programa FIEMG Competitiva realiza treinamento sobre o novo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no próximo dia 27, das 8h às 17h.  O consultor e advogado especialista nas áreas trabalhista, previdenciária e de saúde e segurança do trabalho Rodrigo Dolabela conduzirá a capacitação.

É esperada a participação de colaboradores das empresas nos setores de RH, de saúde e segurança do trabalho, e até mesmo de gestores e empresários. Os interessados podem se inscrever neste link. Todos receberão certificado pelo conclusão do treinamento.

“É um treinamento que está tendo uma procura muito grande, porque os arquivos do eSocial voltados para a área de segurança das grandes empresas já começaram no ano passado (13/10), e agora, em 10 de janeiro, entraram em vigor para as médias e pequenas empresas. Com isso, os empresários estão com muitas dúvidas nas operacionalizações desses arquivos, buscando orientações.” destacou Dolabela, que também é professor de pós-graduação de Gestão de Pessoas da Fatec.

Detalhamentos

Ainda segundo Dolabela, os três principais arquivos que serão detalhados são a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); o monitoramento da saúde do trabalhador, mais conhecido como Asos (atestados de saúde ocupacional); e as condições ambientais de trabalho e agentes nocivos, que vão substituir o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). “Neste treinamento, vamos falar muito sobre qual é a fonte de preenchimento desses arquivos, que é basicamente a parte de segurança e saúde do trabalho. Depois, a gente preenche campo a campo todos os três arquivos.”

De acordo com o portal da CNI (Confederação Nacional da Indústria) o eSocial unifica as formas de prestação de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais por todas as empresas, independentemente de seu porte, natureza jurídica ou tipo de contratação dos empregados. Assim, vale ressaltar que o não cumprimento das solicitações trazidas pelo e-Social podem gerar multas pesadas.

Para o analista de projetos para a indústria do IEL, Pedro Casasanta, o encontro tem o foco nas mudanças que a lei sofreu acerca de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). “O intuito é orientar as empresas para que elas possam compreender estas transformações, e, com isso, multas de valor considerável são evitadas para essas indústrias. Dessa forma, este curso vai trazer um panorama bem atual para o setor de gestão de pessoas nas empresas”, pondera.

 

SERVIÇO:

Treinamento eSocial

Na FIEMG Regional Vale do Paranaíba, em Uberlândia

No próximo dia 27

Inscreva-se neste link

Mais informações: (34) 9 9891-5320.

Últimas notícias

  1. Negócios presentes e futuros entre Minas e Itália são tema de seminário na FIEMG

    Leia

  2. Sindimalhas-MG arrecada R$ 200 mil e 40 mil máscaras para atingidos pelas chuvas

    Leia

  3. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  4. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia

  5. Projeto Compre Bem FIEMG Virtual em parceria com a Vale tem mais de 200 empresas inscritas

    Leia

  6. FEMUR 2022 reúne lojistas de todo o Brasil e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  8. Ano começa com Índice de Confiança do Empresário Industrial em alta

    Leia