Notícia

Emprego da indústria cresce pelo oitavo mês seguido

Horas trabalhadas na produção recuaram, após quatro meses seguidos de aumento

A Pesquisa Indicadores Industriais (Index), divulgada nesta segunda-feira (10) pela FIEMG, registrou elevação de 2,8% no faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) em março, ante fevereiro. O resultado positivo – o quinto seguido – foi puxado pelas expansões nos dois segmentos da indústria. O emprego também avançou, e marcou a oitava elevação consecutiva.

Em contrapartida, as horas trabalhadas na produção voltaram a cair, após quatro meses seguidos de aumento. A massa salarial também recuou, em razão dos pagamentos, em fevereiro, de participações nos lucros e resultados em diversas empresas. A utilização da capacidade instalada registrou queda, influenciada pelo decréscimo na indústria de transformação.

No primeiro trimestre, o faturamento, as horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada cresceram frente ao igual trimestre de 2020. Contudo, os indicadores referentes ao mercado de trabalho apresentaram decréscimos no período. Nos próximos meses, a reedição de programas governamentais, como o Auxílio Emergencial e o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, a evolução da vacinação contra a Covid-19 e a reabertura gradual da economia devem favorecer a retomada da atividade econômica.

Entretanto, o elevado grau de endividamento do governo e o atraso na aprovação de reformas estruturais fundamentais para a indústria deverão contribuir para a manutenção do clima de incertezas no país, afetando negativamente a recuperação da economia.

Clique aqui e acesse o estudo completo.

Últimas notícias

  1. SENAI-MG desenvolve curso de construção e operação de impressoras 3D

    Leia

  2. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  3. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  4. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  7. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  8. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia