Notícia

Empresário Industrial se mantém confiante há 24 meses, apesar de recuo no otimismo em julho

ICEI, apurado pela FIEMG, registra queda de 1,4 ponto entre o sexto e o sétimo mês deste ano, mas indicador permanece positivo, acima dos 50 pontos

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 1,4 ponto em relação a junho (58,4 pontos) e marcou 57 pontos em julho. Apesar da queda, o indicador mostra que os industriais se mantêm confiantes pelo 24º mês consecutivo, ao permanecer acima da linha dos 50 pontos, e se posiciona 4,3 pontos superior à média histórica mensal (52,7 pontos).

Vale destacar que os resultados vêm mantendo uma rotina de oscilações entre quedas e altas desde o início do ano. A melhora do mercado de trabalho, a demanda externa favorável e os estímulos fiscais concedidos pelo governo contribuíram para a manutenção do otimismo do setor.

Preocupações

Contudo, seguem a preocupação com a inflação e os juros elevados e a incerteza diante das eleições que se aproximam. Na comparação com julho de 2021 (62,4 pontos), o índice caiu 5,4 pontos. O ICEI nacional ficou estável entre junho e julho, em 57,8 pontos, e mostrou confiança dos industriais brasileiros pelo 24º mês seguido.

O ICEI resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam percepção de situação atual melhor e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente. O componente de condições atuais caiu 1,8 ponto frente a junho (53,3 pontos), registrando 51,5 pontos em julho. O resultado – acima de 50 pontos – revela que os empresários perceberam melhora na situação atual, embora com menos intensidade. Ante julho de 2021 (57,1 pontos), o índice recuou 5,6 pontos.

Confira aqui mais detalhes sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de julho, apurado pela FIEMG.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  2. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  3. Empossada nova diretoria da FIEMG Vale do Rio Grande

    Leia

  4. Troca de experiências entre Espírito Santo e Minas Gerais

    Leia

  5. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia

  6. Conselho de Tecnologia apresenta e debate diretrizes de trabalho

    Leia

  7. Minas tem inventário positivo de remissões de gases de efeito estufa

    Leia

  8. Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética oferece atividades gratuitas

    Leia