Notícia

Empresas no combate ao câncer

Ações de promoção da saúde como forma de prevenção da doença

Todos sabem que o câncer é um grande mal e para evitar o risco de se contraí-lo é preciso ter hábitos de vida mais saudáveis. Mas, você sabia que pode haver um papel importante das empresas no combate ao câncer?

Diversas organizações já perceberam que investir na saúde e qualidade de vida do trabalhador é uma medida que traz retorno positivo para a companhia. Afinal, o colaborador saudável reduz os custos relacionados a licenças médicas e produz muito mais.

Portanto, vamos apresentar aqui, neste artigo, algumas ações que podem ser implementadas nas empresas para reduzir os riscos dos empregados contraírem a doença.

 

Um pouco mais sobre o Câncer

Antes de tudo, é importante entender que o câncer consiste em um conjunto de doenças que, comumente, apresenta o crescimento desordenado de células, invadindo órgãos e tecidos.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, não existe uma causa única para que a doença se manifeste. O ambiente em que vivemos e trabalhamos influencia a alteração genética das células, contribuindo para o surgimento de tumores.

Portanto, pensar em ações que reduzem a probabilidade de desenvolvimento da doença é muito importante para seus colaboradores, além de ser vantajoso para a organização.

 

Ações das empresas no combate ao câncer

As ações das empresas no combate ao câncer podem acontecer de várias formas. Vamos apresentar algumas delas para que você possa se inspirar e promover a saúde na sua companhia.

 

Realizar campanhas contra o tabagismo

As organizações podem criar campanhas que mobilizem seus empregados a deixarem de fumar, reforçando os males (inclusive o câncer) que o cigarro pode causar.

Também é importante que a empresa não possua espaço destinado a fumantes. Afinal, estes espaços reforçam que a pessoa precisa sair para fumar.

 

Proporcionar alimentação saudável

Se sua empresa possui refeitório, é importante que ela ofereça uma dieta saudável e equilibrada aos colaboradores.

É ideal contar com uma equipe de nutricionistas qualificados para elaborar a alimentação diária do trabalhador.

 

Incentivar a prática de atividades físicas

A prática de atividade física também é uma forma de combate ao câncer. Além de reduzir os riscos da doença, ainda ajuda a melhorar a disposição e a resistência dos empregados.

Portanto, invista em torneios esportivos, grupos de corrida ou até em atividades dentro da própria organização, como a ginástica laboral.

 

Realizar ações educativas

Promover ações para informar sobre os cuidados que os empregados devem ter com a saúde também é importante.

Elas podem acontecer no formato de palestras, dinâmicas, debates ou outras maneiras de incentivar o colaborador a realizar consultas médicas regularmente e manter um estilo de vida mais saudável.

 

As medidas das empresas no combate ao câncer podem ser várias. Cabe aos responsáveis terem consciência dessa necessidade e contratarem serviços especializados para a realização das atividades. Compartilhe esse artigo e incentive outras empresas a realizem o mesmo.

Últimas notícias

  1. Indústria pede esforço para redução de juro

    Leia

  2. Ensino de excelência internacional

    Leia

  3. Portaria altera autorização para trabalho aos domingos

    Leia

  4. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  5. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  6. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  7. Abertas as inscrições para o curso Rotulagem de Cachaça e Aguardente de Cana

    Leia

  8. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia