Notícia

Empresas se preparam para exportação

Passaporte Aduaneiro Internacional – ATA Carnet e Sistema Cod Brasil são apresentados em evento na FIEMG

A FIEMG, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Receita Federal do Brasil e o Ministério da Economia realizaram, no dia 9/07, o seminário Apresentação do Passaporte Aduaneiro Internacional – ATA Carnet e Sistema Cod Brasil. O evento, que aconteceu na sede da FIEMG, teve a entrada gratuita e reuniu empresários e operadores do setor de operações internacionais. “O nosso objetivo é apresentar todos os elementos necessários para o processo de exportação temporária”, explica Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG.

A programação do seminário contou com a participação de especialistas que discutiram o regime de exportação temporária ATA Carnet e a Certificação de Origem Digital, além do processo de validação do documento ATA na Receita Federal (Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves).

“O evento foi realizado no momento em que o país discute uma agenda de maior liberalização internacional”, afirma Fabiano Nogueira, presidente do Conselho de Política e Mercado Internacional da FIEMG. “Com o recente acordo entre o Mercosul e a União Europeia, tratado que eliminará as tarifas de importação, serão acrescidos, ao mercado alcançado pelo Mercosul, aproximadamente 750 milhões de pessoas”, ressalta o Nogueira. “Uma das áreas de maior relevância desta agenda é a modernização do comércio exterior, por meio do Certificado de Origem Digital e o ATA Carnet, que são peças de estratégia de maior agilidade e simplificação de comercio exterior”, pontua o presidente do Conselho.

Participaram do seminário: Felipe Spaniol, coordenador de Serviços de Internacionalização da CNI , Maria Carmem Nepomuceno, auditora Fiscal da Receita Federal,  Paulo Vieira,  gestor Administrativo e Financeiro da ISQ Brasil, Thalis Silva, analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Alessandra Leonel, gerente de Exportação da Cedro Têxtil e Peter Hobe, gestor de Soluções Logísticas Integradas do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

ATA Carnet – É mais uma inovação do comércio exterior, emitido pela Federação, consiste em uma espécie de “passaporte de mercadorias”, um documento aduaneiro internacional, que possibilita exportar e importar bens temporariamente sem a incidência de impostos, de modo mais simples e ágil que o tradicional. A circulação destas mercadorias poderá ocorrer em 77 países que utilizam o ATA Carnet por um período de até 12 meses.

O ATA Carnet se aplica equipamentos profissionais e esportivos, amostras comerciais, produtos que serão apresentados ou utilizados em shows, feiras, exposições, congressos e eventos similares.

Sistema COD Brasil - O Certificado de Origem Digital certifica a origem do seu produto no exterior e permite alcançar clientes internacionais com redução/isenção de tarifas.

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia