Notícia

Energia solar cresce em Minas Gerais

Tema foi pauta na reunião do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG

O aumento das contas de energia e a facilidade da instalação do sistema fazem crescer o mercado de energia solar no país e em Minas Gerais. O ritmo acelerado de demanda aumenta a importância das empresas receberem um profissional qualificado, que vai produzir com mais eficiência e gerar mais competitividade para o setor. O assunto foi debatido na reunião do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG nesta quarta-feira, dia 10/07.

Para Paulo Roberto Henrique, presidente do colegiado, o Brasil é um país que possui potencial para que a energia fotovoltaica seja desenvolvida. “Nós ainda usamos de forma muito tímida. O uso das energias renováveis faz bem para o meio ambiente, além de reduzir os custos de produção”, diz.

Ênio de Oliveira, gerente do SENAI CETEL, apresentou para os membros do Conselho a palestra “Energia Solar Fotovoltaica e seus reflexos para a sociedade e para a indústria”.

 A Energia Fotovoltaica é a energia elétrica adquirida a partir de luz solar, e pode ser obtida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. Minas Gerais se destaca no cenário brasileiro quando o assunto é Energia Solar Fotovoltaica. A distribuição da radiação solar global diária média anual favorece o estado. Pode-se observar que a radiação varia entre 4,5 e 6,5 kWh/m²/dia. Os valores máximos ocorrem na região Norte de Minas Gerais.

De acordo com Oliveira, a demanda por painéis solares cresceu mais de 50% neste ano e a demanda por profissionais qualificados também.  

Sempre atento as demandas do mercado, o SENAI-MG, através do SENAI CETEL , oferece cursos na área de Energia Solar Fotovoltaica.

As capacitações estão direcionadas para aperfeiçoamento e qualificação: Aperfeiçoamento em Montador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica e Aperfeiçoamento em dimensionamento de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica, ambos com duração de 16h. O curso de Montador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica está direcionado para a qualificação profissional, com carga horária de 160h. A ideia com essas modalidades de curso é atingir desde interessados no assunto, até quem já tem alguma experiência e precisa se aperfeiçoar. “Dessa forma conseguimos aperfeiçoar e qualificar toda a mão de obra necessária para a indústria”, informa o gerente.

Conheça os cursos oferecidos pelo SENAI CETEL.

SJJ_1252.JPG

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia