Notícia

Escola SENAI de Audiovisual é lançada

Profissionais poderão ser capacitados para trabalhar no setor que mais cresce no mundo

A Escola SENAI de Audiovisual foi lançada, oficialmente, nesta quarta-feira, 28/4. Como diferencial, alunos de qualquer parte do país e do mundo poderão se matricular nos cursos, que serão 100% on-line. São três opções: Iluminação e Cenografia para Espetáculos e Audiovisual; Áudio para Música e Produções Audiovisuais; e Instalações Elétricas para Produções Audiovisuais e de Entretenimento. 

Durante o evento, foi possível saber mais sobre o mercado do Audiovisual em Minas Gerais e no Brasil. De acordo com Helder Quiroga, consultor e produtor do setor, o segmento de audiovisual é o carro-chefe da Economia Criativa e responsável por empregar imensa gama de profissionais, que atuam em diversos elos da cadeia produtiva do cinema, da televisão, das mídias digitais, animação e também dos games. “A pandemia do novo coronavirus aumentou o consumo do audiovisual. Cerca de 93% das pessoas que acessaram a internet foi para assistir filmes e séries. Isso significa um crescimento exponencial gigantesco no mercado brasileiro, que é, atualmente, o 6° maior consumidor de audiovisual no planeta”, afirmou. 

Quiroga ressalta que é grande a deficiência de formação profissional na área e que a Escola SENAI de Audiovisual chega para fazer a diferença. “Ter o SESI e o SENAI como parceiros abraçando a causa do audiovisual mineiro é de extrema importância neste cenário atual. Vamos contribuir com essa economia, que é uma das mais fortes que o Brasil vem construindo ao longo dos anos. Queremos fortalecer esse mercado gerando emprego e renda, além de promover inclusão social”, acrescentou. 

Debora Ivanov, ex-diretora da Ancine, ministrou a aula-magna do evento, na qual mostrou como o mercado está pujante e conta com um campo de trabalho promissor. “O setor do audiovisual é o que mais cresce no mundo, gerando bilhões de dólares. A indústria do audiovisual acrescenta no PIB brasileiro R$ 24,5 bilhões e é hoje mais forte do que a farmacêutica e a do turismo, por exemplo”, afirmou.   

Ivanov falou da importância das políticas públicas para a valorização do conteúdo nacional. “Nós, brasileiros, temos que protagonizar não só no consumo, mas também nas produções”, pontuou. A cineasta ressaltou a necessidade de formação de mão de obra. “É um mercado altamente especializado e competitivo. Precisamos ter uma formação cada vez mais sólida para que a produção seja melhor e possa disputar o mercado de produção e de trabalho”, disse. 

Segundo Ricardo Aloysio e Silva, gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria do SENAI, a entidade começou a enxergar, de forma mais clara, o potencial da indústria do audiovisual e uma de suas missões é apoiar o setor no estado. “Estamos extremamente empolgados em estar inaugurando uma nova era do audiovisual, que tende a crescer e expandir”, garantiu.  

Durante a live, os cursos foram apresentados pelos professores que os ministrarão: André Cabelo (Áudio), Gabriel e Filipe Pederneiras e Marina Arthuzzi (Cenografia e Iluminação) e Cristiano Souza do Nascimento (Elétrica). 

Cursos 100% on-line

O SENAI-MG acaba de lançar três cursos on-line de aperfeiçoamento profissional em Audiovisual: Iluminação e Cenografia para Espetáculos e Audiovisual; Áudio para Música e Produções Audiovisuais e Instalações Elétricas para Produções Audiovisuais e de Entretenimento. No formato 100% on-line, os alunos podem estudar de onde quiser e ter acesso as melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Os cursos têm carga horária de 80 horas e profissionais com grande referência no mercado, como Gabriel Pederneiras, Filipe Pederneiras, André Cabelo e Marina Arthuzzi irão ministrar os cursos. 

Para saber mais sobre os cursos e se matricular, clique aqui: Escola SENAI para o Audiovisual

Confira a live de lançamento:

Últimas notícias

  1. Relação entre Covid-19 e doença ocupacional é abordada em Ciclo de Debates

    Leia

  2. Novas formas para financiamento de projetos da Indústria 4.0

    Leia

  3. FIEMG mobiliza indústrias do Vale do Aço no combate à pandemia

    Leia

  4. SESI Cultura promove cursos on-line

    Leia

  5. Últimos dias para se inscrever nos cursos da Escola SENAI para o Audiovisual

    Leia

  6. Nova lei de licitações e suas consequências para o setor produtivo

    Leia

  7. Brexit e as relações Brasil-Reino Unido

    Leia

  8. Copom anuncia elevação e Selic vai a 3,5% ao ano

    Leia