Notícia

Estreitando relações com a Argentina

FIEMG recebeu encontro da Câmara da de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais

A FIEMG foi palco nesta quarta-feira, 12/12, do encontro de encerramento anual da Câmara da de Comércio e Indústria Argentina-Minas Gerais (CCAMG). A Câmara nasceu do interesse de lideranças empresariais mineiras e argentinas radicadas no estado em criar uma associação que pudesse promover os negócios entre as empresas de Minas Gerais e da Argentina.

O presidente da Câmara, Marcos Cury, pontuou que objetivo da associação é primeiramente estimular o desenvolvimento das relações entre mineiros e argentinos. “Temos como foco o fomento e intercâmbio, entre as pessoas, empresas e entidades, para a promoção do desenvolvimento econômico em Minas e na Argentina, além do incentivo à cooperação nas áreas de educação, tecnologia e turismo”, finalizou.

Segundo o presidente do Conselho de Política e Mercados Internacionais da Federação, Fabiano Nogueira, a FIEMG defende o fortalecimento e a integração entre as duas regiões.   “A indústria mineira tem interesses variados no mercado argentino seja ela pelo fornecimento de bens e serviços, bem como por condições isonômicas de investimento no mercado dos países do Mercosul. Por isso, acreditamos que o fomento das relações e a integração do entre Brasil, Minas e Argentina é essencial”, disse.

O diretor da FIEMG e vice-presidente da FIEMG, Fábio Sacioto, comentou as oportunidades para indústrias no estado. O empresário destacou como case de sucesso sobre a missão internacional feita pela indústria automotiva a Buenos Aires, no início de novembro.

Quarenta e cinco fabricantes de autopeças participaram do estande coletivo do Sindicato Nacional de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) na Automechanika Buenos Aires. Foi a maior participação de brasileiros em feiras mundiais de autopeças com o incentivo do projeto Brasil Auto Parts – Trusted Partners, parceria do Sindipeças com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Além do exponencial crescimento de expositores – 165% sobre os 17 que participaram da edição anterior, em 2016 –, a expectativa de negócios nos doze meses seguintes aumentou 171%, para US$ 12 milhões, resultado de cerca de 1.400 contatos comerciais nos quatro dias da mostra.

A Argentina ocupa há vários anos o primeiro lugar na lista dos principais destinos das exportações brasileiras de autopeças. De janeiro a setembro, os embarques para aquele país

somaram US$ 1,67 bilhão, 28,4% do total exportado no período.

Certificado de Origem Digital

Argentina e Brasil são as duas maiores economias da América do Sul e as relações comerciais entre os países são muito estreitas. O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, e a Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

A emissão de Certificado de Origem Digital (COD) tem avançado na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e ganha força desde 2017, com pleno funcionamento no Brasil, Argentina e Uruguai. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), participa ativamente deste movimento, apoiando as empresas mineiras na emissão do COD.

O processo de emissão do documento na FIEMG, entidade habilitada junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), segue rígidos padrões internacionais para garantir a segurança e confiabilidade ao comércio exterior. As assinaturas digitais utilizadas no documento asseguram a autenticidade da autoria e a integridade do conteúdo. A utilização do COD também reduzirá o tempo de emissão, custos e eliminará possibilidades de falsificações existentes em documentos de papel.

Assim, através do Termo de Compromisso firmado entre Brasil e Argentina, dentro das atividades que visam à facilitação de comércio entre os dois países, o certificado de origem contendo a assinatura digital do exportador e do técnico da FIEMG responsável pela emissão do COD, passa a ser de uso obrigatório a partir de 01/01/2019, ou seja, a aceitação pelas Aduanas Argentinas da tramitação do documento de forma física (papel) será permitida somente até 31/12/2018.

Para mais informações sobre como emitir o Certificado de Origem Digital para as exportações com destino à Argentina ou Uruguai, procure a área de Certificação Internacional no e-mail ci@fiemg.com.br ou pelos telefones (31) 3263-6817/6818.

Últimas notícias

  1. SESI-MG se destaca no Festival SESI de Robótica 2019

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS presta tributo ao classicismo

    Leia

  3. Em Frente Minas

    Leia

  4. Uberaba terá aporte milionário de investimento industrial

    Leia

  5. Atuação do IEL é destaque no Conselho de Educação

    Leia

  6. FIEMG realiza missão para o principal evento internacional de tecnologia para a indústria

    Leia

  7. Empresas mineiras estarão mais preparadas para os encontros de negócios no Minas Trend

    Leia

  8. Presidentes de sindicatos empresariais se reúnem na FIEMG

    Leia