Notícia

FIEMG Regional ZM sedia abertura da Semana do Meio Ambiente 2022

Juiz de Fora terá programação sobre o tema até o próximo domingo (5), quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente

Aberta na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, a programação da Semana do Meio Ambiente 2022 na cidade se estende até o próximo domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2021, Minas Gerais formalizou adesão à campanha mundial “Race to Zero”, com vistas a zerar as emissões de carbono até 2050, tornando-se o primeiro estado brasileiro a incorporar a ideia. E esse é o tema que a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), com os demais órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), adota nesta semana de debates.

A abertura do evento estadual, nesta quarta-feira, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, marcou o início da Semana Integrada do Meio Ambiente da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e também, da 11ª Semana integrada do Meio Ambiente de Juiz de Fora.

A abertura oficial foi realizada pelo presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, e pela coordenadora de Educação Ambiental do IEF Mata, Renata Meirelles. O evento, que neste ano trabalha o tema “A corrida já começou: rumo a zero emissões!”, foi conduzido por Marcelo Zenga, “mestre sem cerimônias” e “responsável por costurar os pensamentos” dos participantes. Surpreendendo os presentes, o ator Pedro Bismarck, com seu personagem Nerso da Capitinga, levou um tom de leveza à cerimônia. Entre as autoridades presentes estavam o supervisor da Unidade Regional Mata do IEF, Laio Sathler.

Protagonismo

Castro ressaltou que Minas Gerais, mais uma vez, se destaca como protagonista. “Estamos na vanguarda e à frente de vários estados na busca por um desenvolvimento sustentável e uma economia mais limpa. Nossa meta será alcançada por meio da intensificação de ações de descarbonização por nossas indústrias e do trabalho pela atração de investimentos voltados aos negócios sustentáveis. Desta maneira, será possível viabilizar um cenário de desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável para o nosso estado e contribuir para a preservação ambiental e para o cuidado com o nosso planeta”, disse.

Em seguida, foi realizada uma prática de “Cosimento Global - com S mesmo, cujo verbo se refere a costurar ideias relacionadas ao aquecimento global, e, não, cozinhar -, desenvolvida por Marcelo Zenga, cofundador do Instituto Entre Irmãos. Posteriormente, foi apresentada a palestra “Aquecimento Global: e eu com isso?”, ministrada por Daniela Higgin, engenheira florestal, mestre em Ciência Florestal com ênfase em Energia da Biomassa Floresta, e doutoranda no Programa de Planejamento Energético do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP).

Ao final da palestra, o espaço foi aberto para perguntas do público relacionadas ao tema e foi servido um lanche de encerramento. A programação da Semana do Meio Ambiente em Juiz de Fora conta com várias ações. As atividades podem ser conferidas nas redes sociais e sites da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG

 

 

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  4. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  7. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  8. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia