Notícia

FIEMG ZM participa de Encontro Regional de Negócios da ADJFR

Evento discute a instalação de uma Zona de Processamento de Exportação na região

Com o objetivo de favorecer uma interlocução com a comunidade empresarial da região e criar um canal de comunicação, visando à geração de novos negócios, a FIEMG Regional Zona da Mata participou, em 9 de dezembro, do Encontro Regional de Negócios – Perspectivas de Novos Negócios para a Zona da Mata e Campo das Vertentes, realizado pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), no Green Hill Hotéis e Eventos. O diretor da entidade e também presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, esteve presente, reforçando o apoio da FIEMG aos projetos apresentados.

Na ocasião, foram apresentados os projeto que estão sendo desenvolvidos em parceria com a ADJFR, entre eles o Aeroporto Regional, a Plataforma de Bioquerosene Renovável e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que também contam com o apoio da FIEMG.

O primeiro tema tratado foi “Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – Zona da Mata, oportunidades de negócios e criação de empregos”, apresentado pelo presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Cavalcante Braga. Em seguida, foi proferida a palestra “Aeroporto Regional – Infraestrutura estratégica aeroportuária para o desenvolvimento social e econômico da Zona da Mata”, pelo diretor-presidente da CBCE, empresa que integra a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata junto à Socicam, Pedro Américo Mendes de Castro.

Outros assuntos abordados no encontro foram “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, com a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; e “Macaúba e agricultura familiar”, com a coordenadora da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Viviane Silveira Anjos.

De acordo com o presidente da ADJFR, Célio Chagas, o encontro foi uma excelente oportunidade para fortalecer o vínculo com as demais agências de desenvolvimento e com as entidades empresariais e públicas da Zona da Mata e Vertentes, visando a construir uma pauta comum de desenvolvimento econômico e social para a região.

Projetos

O diretor da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho, ressaltou o apoio da FIEMG a projetos como o da Zona de Processamento de Exportação, enfatizando que realmente temos que trabalhar pelo crescimento da região, já que a Zona da Mata tem perdido muito na parte econômica, financeira e empreendedora. Uma reunião prévia para apresentação e discussão desse assunto já havia sido realizada na FIEMG Regional, em 1º de dezembro, contando com a presença do presidente Heveraldo Lima de Castro e do diretor Aurélio Marangon Sobrinho. Também participaram da reunião o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; os representantes da Abrazpe, Helson Braga (presidente); Carlos Henrique Policeni (diretor-executivo); Emília Guimarães Braga (advogada e assessora); e o engenheiro e coordenador da ZPE Zona da Mata, Marnio Camacho.

“A possibilidade da instalação de uma (ZPE) nos entornos do Aeroporto Regional certamente seria um fator de desenvolvimento muito importante e os empresários não precisam ter receio quanto à concorrência, já que a isenção de impostos seria apenas para a exportação. Trata-se de uma importante iniciativa, que possibilitaria mais crescimento à Zona da Mata mineira”, destacou Aurélio Marangon Sobrinho. Já o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, colocou a entidade à disposição para apoiar projetos que possibilitem aumentar a competitividade da indústria e alavancar sua atuação, gerando melhorias para o ambiente de negócios.

 

Últimas notícias

  1. Negócios presentes e futuros entre Minas e Itália são tema de seminário na FIEMG

    Leia

  2. Sindimalhas-MG arrecada R$ 200 mil e 40 mil máscaras para atingidos pelas chuvas

    Leia

  3. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  4. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia

  5. Projeto Compre Bem FIEMG Virtual em parceria com a Vale tem mais de 200 empresas inscritas

    Leia

  6. FEMUR 2022 reúne lojistas de todo o Brasil e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  8. Ano começa com Índice de Confiança do Empresário Industrial em alta

    Leia