Notícia

FIEMG apresenta resultados e possibilidades da Economia Circular

Rede de Economia Circular vai unir indústrias de todos os portes

Empresas de todos os portes podem se beneficiar com resultados econômicos, sociais e ambientais a partir da Economia Circular. Com a proposição de melhorias para tornar os processos mais circulares; mapeamento e divulgação das ações; capacitação dos colaboradores e identificação dos recursos e proposição de oportunidades de negócios ambientais, a Gerência de Meio Ambiente da FIEMG realizou, no dia 25/05, um webinar para apresentar a Rede de Economia Circular.

De acordo com o analista de Meio Ambiente da FIEMG, Guilherme Zanforlin, o conceito de Economia Circular surgiu na Alemanha e, a partir de 2015, foi amplamente difundida além da Europa. “A ideia é manter os recursos nas cadeias produtivas pelo maior período possível, estendendo a vida útil dos materiais por meio do design, da manutenção, do reuso, da remanufatura e da reciclagem. A FIEMG já vem trabalhando nesse conceito e temos muita experiência em chão de fábrica com empresas de diversos portes”, contextualizou.

As melhorias de processo são inúmeras e vão além de resultados ambientais, como a redução de consumo de energia, de água ou matéria-prima. Oportunidades como maior exposição da marca, otimização de recursos, novos negócios, aproximação do cliente, adoção de soluções tecnológicas, redução de passivos e abertura para novos mercados são algumas novas possibilidades.

Programa de Economia Circular

Zanforlin contou que, em 14 de junho, será lançada a Rede de Economia Circular das Indústrias de Minas Gerais, que vai contar com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o governador Romeu Zema.

“O objetivo é mobilizar a sociedade, mostrando o movimento dessas indústrias para a circularidade de seus produtos, processos e serviços. Reuniremos empresas de diversos segmentos e portes que farão parte desse processo que vai promover um aumento de receita, redução de custos e também os impactos ambientais”, contou o analista da FIEMG.

O cronograma do programa prevê em junho, após o lançamento oficial, o início das capacitações de lideranças. Em julho, serão realizadas as visitas técnicas para mapear e divulgar os casos e em agosto vão começar as negociações individuais e coletivas. 

Saiba mais sobre toda a política de Economia Circular da FIEMG.

Os empresários que aderirem ao Programa de Economia Circular contarão ainda com condições especiais para participar do Programa FIEMG Competitiva. “Seremos mais um parceiro da economia circular para facilitar ainda mais a participação nesse projeto que vai ter grande visibilidade e resultado”, disse a analista de Projetos para a Indústria da FIEMG, Alice Machado Campos e Souza.

Conheça as vantagens do FIEMG Competitiva.

Últimas notícias

  1. SENAI-MG desenvolve curso de construção e operação de impressoras 3D

    Leia

  2. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  3. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  4. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  7. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  8. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia