Notícia

FIEMG promove Semana de Produção e Consumo Sustentáveis 2019

Evento discute desenvolvimento mais sustentável para a indústria

O Sistema FIEMG, por meio da Gerência de Meio Ambiente, promove nos dias 3 e 4 de julho, a Semana de Produção e Consumo Sustentáveis 2019.

O evento, que é realizado anualmente, tem como objetivo debater a temática ambiental e sua importância para a indústria de Minas Gerais.

Nesta edição estão sendo debatidos quatro eixos temáticos: Recursos Hídricos e Saneamento; Economia e Meio Ambiente; Potencial Energético de Resíduos Sólidos Urbanos e Jurídico Ambiental.

Mário Campos Filho, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG e presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Sindicato da Fabricação do Álcool do Estado de Minas Gerais, abriu o encontro. O empresário afirmou que podemos encontrar soluções para problemas ambientais através da economia. Citou o recém-assinado acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a permanência do Brasil no Acordo de Paris. Campos Filho afirmou que hoje o Brasil tem um número de desempregados alarmante e temos o desafio de inserir essas pessoas no mercado de trabalho. “Vamos caminhar juntos em prol do desenvolvimento sustentável. Tornar Minas Gerais um bom lugar para se investir, fazer negócios e se empreender”, diz.

O gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, apresentou os três temas considerados prioritários na agenda de sustentabilidade da entidade, que são: segurança hídrica, licenciamento ambiental e clima. 

Segundo Renato Brandão, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM, o Estado vem modernizando e simplificando os seus processos."A ideia da SEMAD é continuar se desenvolvendo, olhar para outros atos, trazer coerência com os impactos que cada empreendimento gera aos processos de licenciamento ambiental", ressalta. 

O encontro conta com a participação de especialistas, executivos, lideranças e autoridades, trazendo exposição de soluções para os desafios que a questão da sustentabilidade traz para governo, empresas e sociedade civil.

No primeiro dia foram realizados os painéis sobre Recursos Hídricos, com a palestra “Valoração da água como matéria-prima - Oportunidades e desafios para a indústria" e Cobrança pelo uso da água "Resultados e Perspectivas"; Saneamento, onde foram discutidos os benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento brasileiro e alteração do marco regulatório do saneamento.  

Na parte da tarde, o painel sobre Economia e Meio Ambiente - Oportunidades para a Indústria contou com as palestra “Títulos verdes” (Green Bonds) na Indústria, “Renovabio como indutor de equilíbrio econômico, financeiro e socioambiental”, “Financiamento para o clima” e “Cotas de Reserva Ambiental como forma de pagamento por serviços ambientais”. Cases de empresas também foram expostos.

No dia 4/07 serão discutidos o Potencial Energético de Resíduos Sólidos Urbanos - Oportunidades e Desafios e, por fim, no último painel o tema Jurídico Ambiental estará em pauta debatendo a desburocratização da legislação ambiental mineira e a Lei  geral do licenciamento ambiental - PL n° 3.729/2004.  

Startups participantes do FIEMG Lab estão expondo soluções inovadoras com o viés de sustentabilidade, por meio do Projeto Venda Mais FIEMG.

SJJ_0380.JPG

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia