Notícia

FIEMG treina profissionais para emissão do Certificado de Origem para grupo FCA

Com a certificação, empresas exportadoras comprovam a origem dos produtos em negociação

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG realizou treinamento on-line para preparar 243 profissionais de 120 empresas fornecedoras do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para emissão do Certificado de Origem e Cadastro de Declaração de Processo Produtivo. Com apoio dos especialistas do CIN, os profissionais estão adequados à nova modalidade de Certificado de Origem Digital (COD), documento 100% on-line, indispensável para quem deseja exportar. A abertura do evento foi conduzida pela gerente do CIN, Rebecca Macedo. 

“A iniciativa é fruto da demanda da FCA, uma grande parceira, que está procurando se adequar à nova modalidade de Certificado de Origem Digital. Capacitamos esses fornecedores no cadastro de Declaração de Processo Produtivo, documento que possibilita identificar se o produto exportado está apto a ser beneficiado pelo certificado de origem”, explica Renato Oliveira, coordenador de Certificação Internacional do CIN.

Certificado de Origem

É um documento extremamente importante para o exportador, pois garante maior competitividade, por meio da redução ou isenção do imposto de importação, além de ser obrigatório em alguns países e de facilitar o processo de desembaraço da mercadoria. Atualmente, a forma digital (COD) é utilizada em todas as operações para a Argentina e Uruguai e está sendo iniciado nas operações para o Paraguai. As emissões de certificados de origem pela FIEMG são realizadas pelo Sistema COD Brasil, ferramenta desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Temos uma equipe técnica capacitada e à disposição para tirar qualquer dúvida das empresas exportadoras. Estes treinamentos podem ser realizados para outras empresas que tenham interesse em capacitar sua equipe emissora de certificados internacionais”, explica a analista de Negócios Internacionais, Renata Monteiro. 

 

 

 

Últimas notícias

  1. O agronegócio na pauta dos empresários mineiros

    Leia

  2. FIEMG apresenta Obrigações Legais Ambientais 2021

    Leia

  3. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  4. Planejamento para 2021 é pauta do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas

    Leia

  5. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  6. Acordo do Estado com a Vale vai movimentar a economia em Minas Gerais

    Leia

  7. Câmara da Indústria da Construção realiza encontro mensal

    Leia

  8. Expectativas dos empresários da indústria mineira seguem positivas

    Leia