Notícia

Grandes indústrias se unem à FIEMG para promover inovação aberta com startups

FIEMG Lab 4.0 lança edital e vai selecionar 50 startups B2B com soluções para a indústria para serem aceleradas

O FIEMG Lab 4.0 lança nesta segunda-feira, dia 11/02, o edital da segunda edição do programa de aceleração de startups. 

O programa tem como objetivo principal promover a inovação aberta, através da relação entre startups e Indústrias, por meio de três etapas: identificar e atrair projetos inovadores com potencial de impacto para a indústria, acelerar os projetos e suas soluções tecnológicas, bem como potencializar os impactos das soluções no mercado. 

O FIEMG Lab 4.0 mudou a forma de atuação. Agora, serão selecionadas 50 startups para serem aceleradas e o foco são iniciativas B2B (business to business) com soluções voltadas para o setor industrial, que receberão aporte de recursos equity free. Seu coworking também mudou de endereço. O programa vai acontecer no Centro de Inovação e Tecnologia - CIT SENAI FIEMG para que as startups possam se conectar com toda a infraestrutura voltada para o desenvolvimento tecnológico. 

As startups selecionadas serão aceleradas por até 12 meses, recebendo recursos e suporte para desenvolvimento tecnológico, conexões com mercado para geração de negócios, oportunidade de realização de provas de conceito remuneradas e desenvolvimento contínuo dos modelos de negócio. 

Neste segundo ciclo de aceleração promovido pelo Sistema FIEMG, startups poderão se desenvolver e aprimorar suas tecnologias se relacionando com mais de 15 mil indústrias de Minas Gerais, além das indústrias conectadas de todo o Brasil. 

No FIEMG Lab 4.0 há outra grande novidade, a inserção das Indústrias Madrinhas. São indústrias que acreditam e realizam investimento financeiro no programa e estarão imersas em todo o processo de forma ativa, apoiando e trocando valor com as startups continuamente. As indústrias madrinhas confirmadas NESTA EDIÇÃO são a RHI Magnesita, a Cemig e a Gerdau. 

“O Sistema FIEMG tem preocupação constante em desenvolver a indústria mineira para que seja cada vez mais competitiva. A indústria tem o seu modus operandi próprio. Programas de aceleração, de challenge, de desafios propostos trazem a celeridade e a inovação que, geralmente, as indústrias procuram. Elas vêm buscando continuamente a inovação aberta e a relação com startups e encontrarão, no FIEMG Lab 4.0, soluções rápidas e adequadas para problemas que, se tivessem que resolver sozinhas levariam mais tempo. Percebendo esta necessidade é que o Sistema FIEMG cria, desenvolve e apoia iniciativas como o FIEMG Lab 4.0,  programa de aceleração com foco exclusivo na indústria", ressalta Gustavo Macena, superintendente do IEL/MG. 

Dentre vários programas de aceleração, este passa a ser uma das principais plataformas de inovação aberta para a indústria do Brasil.  

O FIEMG Lab 4.0 conta com recursos aportados pelas indústrias madrinhas, que reconhecem o programa como uma de duas plataformas de relacionamento com startups.   

Mariana Yazbeck, gerente do FIEMG Lab, explica que as startups participantes do programa poderão acessar mais de 100 mil reais equity free, além de provas conceito remuneradas.   

“Além de acelerar o negócio e viabilizar a conexão com as indústrias de todo país, o FIEMG Lab 4.0 contará com uma trilha de aceleração tecnológica dos projetos”, argumenta Yazbeck. 

O edital fica aberto até o dia 15/03. Clique aqui e confira

No dia 11/02, às 19h, será realizado um webinário na página do Facebook do FIEMG Lab explicando todos os detalhes da segunda edição do programação de aceleração de startups. Inscreva-se no link e tire as suas dúvidas: http://www.fiemglab.com.br/inscricao-webinario/

Últimas notícias

  1. Confiança do empresário marca 63,5 pontos em fevereiro

    Leia

  2. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  3. Inscrições para o SESI Música são prorrogadas

    Leia

  4. Liderança para chão de fábrica é tema de capacitação em Valadares

    Leia

  5. Desenvolvimento do setor de Comunicação em Minas foi pauta em Brasília

    Leia

  6. Quarta revolução industrial é a era da informação e conhecimento

    Leia

  7. Mais oportunidades de negócios para as indústrias de Vargem Grande

    Leia

  8. Abertas as inscrições para o programa de estágio da Aperam BioEnergia

    Leia