Notícia

Horas trabalhadas na produção voltam a crescer em abril

Emprego avançou pela nona vez seguida, e contribuiu para a expansão na massa salarial

A Pesquisa Indicadores Industriais (Index), divulgada pela FIEMG nesta quarta-feira (2/06), mostrou elevação de praticamente todas as variáveis em abril, na comparação com março. As horas trabalhadas na produção da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) aumentaram 1,4%, após recuarem no mês anterior. O emprego avançou pela nona vez seguida e contribuiu para as expansões na massa salarial e no rendimento médio real. A utilização da capacidade instalada também cresceu no período, em razão do avanço na indústria de transformação. Em contrapartida, o faturamento da indústria voltou a cair, o que não ocorria desde outubro de 2020.

De janeiro a abril, os indicadores de atividade – faturamento, horas trabalhadas na produção e utilização da capacidade instalada – cresceram em relação a igual período de 2020. Vale ressaltar que as medidas de distanciamento social impostas para conter o avanço do novo coronavírus em meados de março e em abril do ano passado tiveram mais adesão que em 2021, causando redução ou mesmo suspensão das atividades em diversos setores da indústria naquele ano.

Nos próximos meses, a superação da pandemia de Covid-19, por meio da vacinação em massa, segue como fator primordial à retomada da economia. Para a indústria, a perspectiva é de crescimento, ainda que de forma desigual entre os setores. Atividades relacionadas ao ciclo de commodities, como a extrativa e a metalúrgica, devem registrar melhor desempenho, enquanto as atividades mais dependentes do emprego e da renda, como a produção de bens de consumo duráveis, devem apresentar resultados mais modestos.

 

Clique aqui e acesse o estudo completo

Últimas notícias

  1. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  2. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  3. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  4. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  7. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia

  8. Santa Casa de Misericórdia de Sabará recebe capacetes de ventilação não invasiva

    Leia