Notícia

Indústria caminha a passos lentos em 2019

Mês de abril mostra aumento da produção, influenciado pelo maior número de dias úteis

Segundo a pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela área de Estudos Econômicos da FIEMG, o mês de abril mostra aumento da produção, influenciado pelo maior número de dias úteis. O índice de evolução da produção marcou 51,4 pontos em abril, voltando a situar-se acima dos 50 pontos – fronteira entre o recuo e elevação. Desta maneira, o índice de evolução avançou 4,4 pontos em comparação a março (47,0 pontos) e 0,9 ponto frente a abril de 2018, sendo o melhor para o mês em seis anos.

Entretanto, apesar do aumento da produção, o número de empregados voltou a cair, após registro de estabilidade em março. O indicador evolução do número de empregados voltou a registrar queda, com 49,0 pontos em abril, sendo 1,1 ponto inferior ao de março (50,1).

O índice de intenção de investimento cresceu 0,8 ponto entre abril (52,9 pontos) e maio (53,7 pontos). Vale ressaltar que o aumento ocorreu após o indicador acumular queda de 4,8 pontos nos dois meses anteriores. O índice avançou 0,5 ponto em relação a maio de 2018 (53,2 pontos) e foi o maior para o mês desde o inicio da série histórica, em 2014.

Com esses resultados, os empresários calibram para baixo suas expectativas, reflexo da frustração com o desempenho da economia nos primeiros meses do ano e da manutenção de níveis elevados de incerteza.

O estudo Sondagem Industrial escutou 49 grandes empresas, 50 médias e 64 pequenas empresas no período 2 a 13 de maio de 2019. Para ler o estudo completo, CLIQUE AQUI.

Últimas notícias

  1. Indústria pede esforço para redução de juro

    Leia

  2. Ensino de excelência internacional

    Leia

  3. Portaria altera autorização para trabalho aos domingos

    Leia

  4. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  5. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  6. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  7. Abertas as inscrições para o curso Rotulagem de Cachaça e Aguardente de Cana

    Leia

  8. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia