Notícia

Inova SENAI premia alunos com melhores projetos para a indústria

Ganhadores participarão de programa de incubação em 2022

A terceira edição do Inova SENAI, competição de soluções inovadoras desenvolvidas por alunos de todas as unidades do SENAI Minas, foi um sucesso e revelou os vitoriosos nesta quarta-feira (15/12). Entre 45 projetos inscritos e 10 pré-selecionados, três protótipos foram escolhidos e serão acelerados por uma incubadora. O Inova SENAI ocorreu durante o 4.0 Experience 2021.

Os ganhadores são: em terceiro lugar, a solução para comunicação em locais ruidosos por meio de vibração (SENAI Santa Rita do Sapucaí CDTSVE Stefan Bogdan Salej); em segundo, o dispenser automático de medicamentos (SENAI Itabira CFP Pedro Martins Guerra); e, na primeiríssima colocação, a máquina de tração (esticagem de materiais metálicos ou plásticos), do SENAI Timóteo CFP Luciano José de Araújo, no Vale do Aço.

Todos os concorrentes foram avaliados por uma banca julgadora durante os três dias do 4.0 Experience 2021, evento gratuito do Sistema FIEMG sobre transformação digital, realizado no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0), em Contagem, na Região Metropolitana, entre segunda-feira (13/12) e esta quarta-feira (15/12).

inovasenai20214.JPG

Como prêmios, os estudantes que compõem os projetos dos três primeiros lugares ganharam a participação, por quatro meses, em programa de incubação em 2022, além de troféus. De acordo com Avelino Resende, consultor de Tecnologias Industriais do SENAI, a aceleração incluirá 24 horas de mentoria ou consultorias, e melhoria do protótipo para participação na mostra Inova SENAI nacional.

Ganhadores

1º lugar
HEAVY MUNCH - Oriundo do SENAI Timóteo CFP Luciano José de Araújo, no Vale do Aço, o projeto apresentou um equipamento de ensaios mecânicos, que tem fins educacionais e pode ser produzido a baixo custo (sem abrir mão da gama de ensaios dos materiais aos quais podem ser estudados). A solução é muito apropriada para instituições educacionais que precisam desenvolver as competências técnicas dos alunos, mas não dispõem de orçamento para aquisição das máquinas disponíveis no mercado, e que têm valor elevado.

inovasenai20213.JPG

"O Inova SENAI foi uma experiência muito gratificante. Participar do evento e ser reconhecido pelo projeto é incrível. Muito recompensador ver que todo o trabalho no final foi bem visto. Saímos com uma certeza: ele não termina aqui. Ele também me deu oportunidade de crescer e evoluir como pessoa", afirmou Hugo Emanuel, um dos expositores responsáveis pelo Heavy Munch, e aluno de Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica Industrial.

2º lugar
FLASH CAPS - O projeto dos alunos do SENAI Itabira CFP Pedro Martins Guerra é um dispositivo que faz o controle da liberação de medicamentos. O dispenser contém um circuito eletrônico com sinal via Bluetooth, juntamente com um sistema de sinalização sonora e luminosa, responsáveis pela programação e disponibilização dos remédios.

inovasenai20212.JPG

Além disso, o equipamento tem compartimentos de armazenamento, botões para programação dos horários e aplicativo para uma programação mais simples. O produto busca atender uma parcela da população que necessita fazer o uso regular de medicamentos. Sob essa perspectiva, o FLASH CAPS manterá os fármacos armazenados e administrará os horários, disponibilizando-os nos instantes já programados pelos usuários.

3º lugar
VIBRATE SOLUÇÕES AUDITIVAS - A solução dos estudantes do SENAI Santa Rita do Sapucaí CDTSVE Stefan Bogdan Salej consiste em um sistema eletrônico, com conexão Wi-Fi (Internet das Coisas - IoT), acoplado ao acionamento de campainhas e/ou sirenes. Quando acionado, é transmitido um sinal de vibração para uma pulseira que fica com a pessoa com deficiência durante o tempo de trabalho.

inovasenai20211.JPG

Outro ponto é que o projeto oferecerá a possibilidade de criação de uma página na internet para ser usado com o computador ou celular, gerando um sinal de alarme intermitente no dispositivo, caso a pessoa com deficiência trabalhe com esses equipamentos conectados à Web.

Para o instrutor e orientador do projeto Vibrate Soluções Auditivas, Saulo Lopes de Siqueira, o Inova SENAI é um estímulo aos professores para o ensino de qualidade. "Nós, educadores, somos desafiados todos os dias a sermos melhores em nossa missão de educar e inovar. Assim, podemos orientar nossos alunos nas trilhas do sucesso profissional e pessoal. O time do Inova SENAI demonstra um dos caminhos de maneira exemplar", declarou.

Inova SENAI

"O Inova é a conclusão do que chamamos 'Saga SENAI de Inovação', que é uma metodologia educacional para colocar inovação e empreendedorismo nos cursos técnicos e de Aprendizagem. Funciona assim: a indústria coloca um problema, e ele tem que ser resolvido pelos alunos. No primeiro estágio, os estudantes desenvolvem ideias para solucionar o problema. Em seguida, eles escolhem as ideias e desenvolvem os projetos integradores, o protótipo. Por fim, o aluno pega esse projeto e modela como negócio, que é o Inova", explicou Avelino Resende, consultor de Tecnologias Industriais do SENAI.

Nesta edição, foram pré-selecionados os 10 melhores projetos de todas as unidades do SENAI em Minas entre concorrentes do estado. Do total, cinco soluções vieram do SENAI Timóteo CFP Luciano José de Araújo, no Vale do Aço. Veja todas:

1. Adaptação de máquina de costura para pessoa com deficiência (PCD) em uso de cadeira de rodas;
2. Máquina de tração (esticagem de materiais metálicos ou plásticos);
3. Desenvolvimento de bifes vegano, à base de banana;
4. Limpador automotivo para brilho de pneus ("pretinho"), à base de banana;
5. Guia turístico e de eventos em formato de app de smartphone;
6. Capacete anti-embaçante que é ativado por voz ou chave mecânica (SENAI Contagem CFP Alvimar Carneiro Rezende);
7. Sistema de irrigação automático (SENAI Contagem Cidade Industrial);
8. Solução para comunicação em locais ruidosos por meio de vibração (SENAI Santa Rita do Sapucaí CDTSVE Stefan Bogdan Salej);
9. Dispenser automático de medicamentos (SENAI Itabira CFP Pedro Martins Guerra)
10. App para a localização e ligação entre artistas e contratantes (SENAI Ipatinga CFP Rinaldo Campos Soares)

Avelino também falou sobre a importância do Inova 4.0. "Entrega para o aluno a oportunidade de ser empreendedor, no sentido de criar a empresa dele. Ou seja, ele não só se prepara para trabalhar como empregado na indústria, como para ser fornecedor da indústria. Quando ele desenvolve uma solução, ele passa a ser fornecedor para a empresa que tem interesse no produto dele", explicou.

4.0 Experience 2021

A terceira edição do 4.0 Experience 2021, evento gratuito do Sistema FIEMG sobre transformação digital, realizado no Centro 4.0, em Contagem, na Região Metropolitana, tem como objetivo aproximar as indústrias das instituições e empresas que estão desenvolvendo soluções tecnológicas para a indústria.

Essa facilitação busca promover um ambiente favorável para a geração de negócios e para o relacionamento com parceiros. Por fim, visa expor os assuntos considerados críticos para a transformação digital da Indústria 4.0 ao ecossistema industrial, permitindo a imersão em conceitos, tecnologias, benefícios e oportunidades relacionados à Indústria 4.0.

O 4.0 Experience 2021 é promovido pelo SENAI, pelo Conselho de Tecnologia e Inovação, pelo Conselho de Educação e Treinamento e pelo Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas.

Centro 4.0

É o único espaço no país dedicado exclusivamente à tecnologia 4.0 e pensado para as necessidades da indústria mineira. O Centro 4.0 atende a demanda das indústrias que desejam embarcar na 4ª revolução industrial, oferecendo serviços de consultoria tecnológica especializada, desenvolvimento e testes de soluções integradoras, serviços técnicos, projetos específicos e treinamentos correlacionados - tudo isso totalmente personalizado e customizado para cada cliente. Ele está localizado na rua Dr. José Américo Cansado Bahia, 75, na Cidade Industrial, em Contagem.

"Quero convidar a todos a virem conhecer o nosso Centro 4.0, que foi inaugurado ainda neste ano. Com isso, a gente pode irradiar a tecnologia 4.0 por todo o estado de Minas Gerais. O Centro tem tudo que uma indústria pode desejar na área 4.0 e nós temos capacidade de formar profissional para qualquer área do conhecimento que seja necessário na transformação de uma indústria para uma indústria 4.0", declarou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, no evento de abertura do 4.0 Experience 2021.

Últimas notícias

  1. FIEMG é homenageada na celebração dos 150 anos da pioneira Cedro Têxtil

    Leia

  2. Uma discussão sobre os conceitos V.U.C.A e B.A.N.I

    Leia

  3. SESI-MG se destaca no Robotics International Open Brazil

    Leia

  4. Câmara de Metalurgia, Siderurgia e Mineração se reúne no CIT SENAI

    Leia

  5. Confiança do Empresário Industrial atinge patamar mais alto em um ano

    Leia

  6. Setor de mineração investe em energia renovável para atingir a meta de carbono zero

    Leia

  7. Vem aí a 3ª edição da Mostra de Móveis de Ubá

    Leia

  8. FIEMG debate "Política de Concessão de Benefícios Fiscais - Tratamentos Tributários Setoriais"

    Leia