Notícia

Inovação e novas tecnologias na indústria

Projetos do Inova Tec e Inova Talentos são apresentados na FIAT Betim

Uma parceria entre o IEL, PUC Minas, UFMG e FIAT Chrysler Automobiles (FCA) oportunizou que estudantes realizassem projetos direcionados para soluções industriais. Desenvolvidos no âmbito dos programas Inova Tec e Inova Talentos, os projetos tiveram como incentivador, dentro da FAC, o gerente de Engenharia de Manufatura, Rogério Gomes de Souza. Outra figura importante no processo de inovação da empresa é Paulo Sérgio Martins, gestor de Inovação da FIAT que reconhece vários ganhos no projeto "Estamos formando talentos, pessoas. O capital humano é imensurável para nós, para além de apenas os lucros”.

Dentre os estudos apresentados, está o Eliminação do Processo de Fosfatização das engrenagens planetária e satélite. Quem está à frente do projeto é o estudante do 7° período de Engenharia Mecânica da PUC, Gustavo Santa Eufemia do Carmo. "Analisando o comportamento do Fosfato, que é utilizado no processo de revestimento, vamos poder eliminar ou substituir por outra tecnologia o processo de fosfatização", conta o jovem, que teve como orientador José Rubens Gonçalves Carneiro (PUC) e Paulo Paiva de Carvalho (FIAT).

Caso a pesquisa seja aplicada, existe a possibilidade de etapa do processo de fabricação de dos automóveis seja modificada. Os principais ganhos serão a retirada de maquinário, liberando espaço para outros processos e a redução de impactos ambientais. "Isso irá tornar a planta mais sustentável", pontua o estudante, lembrando que a economia pode ser de até R$332 mil por ano. Os testes foram realizados na planta da FIAT e no Centro de Inovação e Tecnológico SENAI/FIEMG.

"A transferência de conhecimento não é unilateral e é um ganho, tanto para a empresa quanto para a academia", afirma Paulo Carvalho. "É um crescimento mútuo, pois o trabalho em time possibilita a vivência entre os profissionais e pessoas que, aparentemente, não são tão experientes, mas que podem agregar valor aos processos", ressalta o orientador da FIAT.

Outro case de sucesso apresentado foi o projeto estudo Fluido de corte a Base de Glicerina. "Com esse trabalho participamos de vários concursos, além da publicação de diversos artigos acadêmicos", conta Rochel Monteiro Lago, professor de Química da UFMG, explicando que o processo foi patenteado pela Universidade e pela FIAT, esse projeto contou com os e os bolsistas Izabella Meijón Magalhães e Adelti Assis Silva que conduziram todas as atividades de pesquisa e técnica dentro da FCA.

Monteiro Lago apresentou também o estudo Borra de Retífica, que teve o objetivo de entender as especificidades deste produto e encontrar alternativas para a sua eliminação, sem danos para o meio ambiente. "Uma das possibilidades é utilizá-la na indústria de siderurgia", explicou o professor, esse projeto contou com bolsista Mariana Dutra.

Ana Luiza Giori Guimarães Andrade de Oliveira, bolsista da PUC que teve como orientadora a Professora Marcela Rabelo Menezes, explicou como funciona o estudo Usina de Biodiesel. "Uma das vantagens do projeto é diminuir de agentes poluentes dentro da fábrica", conta Rocha, que teve como mentor Anderson José, da FIAT.

Inova Tec e Inova Talentos - O programa Inova Tec, que é desenvolvido pelo IEL Nacional, em parceria CNPQ, com apoio do Fortec, tem como objetivo fomentar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) de interesse do setor empresarial. "Ele é executado em parceria com instituições de ensino superior e empresas e é considerado como uma das portas de entrada para promover a melhoria contínua da produtividade das empresas", explica Girlaine Maria da Cunha Gomes, coordenadora de Educação para a Indústria do IEL.

Já o Inova Talentos, segundo Gomes, o programa visa ampliar o número de profissionais, qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. "O intuito é estimular a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora. É o caminho para o desenvolvimento sustentado do país", afirma a coordenadora.

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia