Notícia

Leve parte do acervo do SESI MAO para a sua empresa

Projeto Itinerância tem o intuito de divulgar os antigos ofícios e profissões junto aos trabalhadores

Você sabia que Belo horizonte conta com um museu dedicado a preservar itens relacionados às antigas profissões e ofícios? E se você pudesse levar parte deste acervo para expor em sua empresa ou indústria? Pois isso é possível! O SESI Museu de Artes e Ofícios disponibiliza, para empresas, peças de seu acervo para que sejam expostas para visitação de empregados.

Os interessados devem entrar em contato com a equipe do SESI MAO pelo e-mail sesimao@fiemg.com.br . Os custos – como etiquetas, painéis, transportes e materiais gráficos - são negociados de acordo com a demanda e proposta. As peças que são levadas para as mostras itinerantes são escolhidas de acordo com a necessidade específica de cada empresa e da disponibilidade da reserva técnica do museu. “Podemos montar uma exposição que converse com a linha de atuação da empresa, como itens ligados a mineração, fundição, marcenaria, fios e tecidos, por exemplo. Além desses ofícios, buscamos sempre levar também peças que despertem as memórias afetivas das pessoas, como os utensílios domésticos”, afirma Gabriela Araújo Batista, supervisora do SESI MAO.

O projeto Itinerância do Museu de Artes e Ofícios começou em 2016 na Olimpíada do Conhecimento em Brasília, e em 2017 o acervo foi exposto na Feira Nacional de Artesanato. Nas Unidades SESI, além da escola SESI Itaúna "Dário Gonçalves de Souza", o Museu esteve presente nos Centros Culturais SESIMINAS Tiradentes e Ouro Preto, em 2018, percorreu 3 unidades impactando mais de 35.000 pessoas em todas as edições. Neste ano, a Itinerância passa a atender empresas, como a USIMINAS, que tem parte do acervo do SESI MAO exposto em sua galeria interna.

Para saber mais, CLIQUE AQUI. “O nosso intuito é valorizar a história da produção industrial, do saber fazer, das técnicas e das habilidades dos trabalhadores”, ressalta Batista, lembrando que o acesso ao museu é inteiramente gratuito. “Temos um acervo único do período pré-industrial brasileiro, conservado por meio de peças, equipamentos e ferramentas que traduzem o universo do trabalho no país”, pontua a supervisora.

Ficou curioso? Dê uma passadinha no SESI Museu de Artes e Ofícios e conheça a história do trabalho em Minas Gerais.

Museu de Artes e Ofícios
Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 (Praça da Estação) – Centro/BH

Horário de funcionamento do Museu:
Terça-feira: somente com agendamento
Quarta-feira a sexta-feira: 11h às 17h
Sábado e feriados: 9h às 17h
Informações: (31) 3248 8600 – de 2ª a 6ªfeira / (31) 3248-8646 – sábado e feriados

Últimas notícias

  1. Indústria pede esforço para redução de juro

    Leia

  2. Ensino de excelência internacional

    Leia

  3. Portaria altera autorização para trabalho aos domingos

    Leia

  4. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  5. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  6. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  7. Abertas as inscrições para o curso Rotulagem de Cachaça e Aguardente de Cana

    Leia

  8. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia