Notícia

Mais eficiência para a construção civil

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento MRV, localizado no CIT SENAI, fomenta novas tecnologias e processos para o setor

Os presidentes da MRV, Rafael Menin e Eduardo Fischer, e o diretor-regional do SENAI-MG, Christiano Leal, visitaram nesta terça-feira, dia 26/01, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento MRV, localizado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI, em Belo Horizonte.

A iniciativa, inédita para uma construtora, fomenta a aplicação de tecnologias, novos processos e métodos construtivos, desenvolvimentos e testes de materiais, com o intuito de entregar ao consumidor um produto que tenha cada vez mais qualidade e tecnologia.

Rafael Menin visitou, pela primeira vez, os protótipos construtivos da MRV no CIT SENAI. Ele destaca que a empresa é líder na América Latina em construção civil, produzindo cerca de 50 mil apartamentos por ano. "Temos investido fortemente na industrialização para buscarmos uma construção mais eficiente e sustentável", ressalta.

De acordo com Menin, o setor da construção representa hoje 5% do PIB mundial e é um dos que menos evoluiu no país nos últimos anos na aplicação de novas tecnologias. "Uma indústria desse peso tem que passar por um processo de transformação nos próximos anos e a MRV quer liderar esse processo, dada a sua escala e a nossa mentalidade de ter um produto cada vez mais eficiente e com qualidade", diz.

Segundo o diretor-regional do SENAI-MG, Christiano Leal, essa parceria já é um "namoro antigo", que começou no fim de 2019 e se concretizou no meio do ano passado. "Ela complementa toda uma cadeia que trabalhamos no CIT SENAI ligada à construção civil", pontua. Leal ressalta que o CIT é capaz de trabalhar em conjunto a indústria para desenvolver projetos que vão trazer melhorias econômicas, ambientais e técnicas para a área da construção civil.

Sobre MRV
Ao completar 40 anos, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. A empresa é a primeira Construtech de grande porte do mercado brasileiro. O processo de transformação digital da MRV vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 400 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e a saúde financeira deles. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV é a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente.

CIT SENAI
A unidade SENAI é composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. Na prática, é um motor científico de classe mundial. Criado em 2011 a partir do Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), uma fundação pública estadual, o CIT SENAI herda o histórico de desenvolvimento de pesquisa voltada à indústria. O Centro também nasce com o desafio de ampliar o atendimento industrial tanto em Minas quanto no Brasil e assume o compromisso de desenvolver a inovação e tecnologia de ponta em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.

Galeria

Últimas notícias

  1. O agronegócio na pauta dos empresários mineiros

    Leia

  2. FIEMG apresenta Obrigações Legais Ambientais 2021

    Leia

  3. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  4. Planejamento para 2021 é pauta do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas

    Leia

  5. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  6. Acordo do Estado com a Vale vai movimentar a economia em Minas Gerais

    Leia

  7. Câmara da Indústria da Construção realiza encontro mensal

    Leia

  8. Expectativas dos empresários da indústria mineira seguem positivas

    Leia