Notícia

Multinacional Ardagh Group anuncia instalação de fábricas em Juiz de Fora

FIEMG Regional ZM apoiou vinda da empresa, que vai construir unidades industriais para produção de embalagens metálicas e de vidro

A multinacional holandesa, mas com sede em Luxemburgo, Ardagh Group, anunicou, em 25/5, a instalação na cidade de Juiz de Fora de unidades industriais de embalagens metálicas, para produção de latas de bebidas, e de garrafas de vidro. A expectativa é de que 680 postos de trabalho diretos sejam criados no município até 2024. Ao todo, os investimentos chegam a R$ 2,5 bilhões. A solenidade que confirmou a chegada da empresa na cidade foi realizada no Teatro Paschoal Carlos Magno, em parceria com a Prefeitura e o governo do estado, e contou com a presença de autoridades políticas e empresariais, como o governador Romeu Zema; o CEO da multinacional no Brasil, Jorge Bannitz; e a prefeita Margarida Salomão. Representando a FIEMG Regional Zona da Mata, que apoiou o projeto desde o início, colocando-se à disposição da empresa para auxiliar no que for necessário, esteve presente o diretor Aurélio Marangon Sobrinho, também presidente do Sinduscon-JF. O vice-presidente da FIEMG, Tadeu Monteiro, também participou da cerimônia representando o presidente Flávio Roscoe, que não pôde comparecer, assim como o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, devido à participação em eventos em Belo Horizonte.

O grupo econômico vai instalar na cidade duas fábricas de suas empresas subsidiárias: a Ardagh Metal Packaging (AMP), que produz latas de alumínio, e a Ardagh Glass Packaging (AGP), que fabrica embalagens de vidro. O local escolhido foi um terreno na Zona Norte da cidade, ao lado do SENAI CIDT “Luiz Adelar Scheuer” e da Mercedes-Benz. De acordo com o governador Romeu Zema, este anúncio certamente terá um impacto muito positivo para a cidade e para o estado, e está dentro do contexto trabalhado pelo governo, que é o de dar oportunidade e esperança para as pessoas. “Minas está se transformando em um dos principais polos cervejeiros do país. Queremos poder mudar a vida das pessoas através da geração de emprego e renda. Em breve vamos completar meio milhão de empregos formais criados em Minas Gerais. A atração de investimentos é nosso foco, mas não podemos nos esquecer também de trabalhar para despertar a vocação econômica de cada região”, afirmou Zema.

A prefeita Margarida Salomão afirmou que a chegada da Ardagh garante à cidade a possibilidade de iniciar um novo ciclo industrial e significa um investimento sem precedentes na história recente de Juiz de Fora. “A cidade está de braços abertos para receber a empresa e este anúncio nos insere em um circuito nacional e internacional à altura daquilo que a cidade merece”, disse. Já o CEO da Ardagh Metal Packaging, Jorge Bannitz, disse que em sua primeira fase, a planta terá capacidade de produzir até três bilhões de latas de alumínio por ano, com duas linhas de produção equipadas com o que há de mais moderno na indústria e seguindo os mais rígidos critérios sustentáveis. “ objetivo é o menor consumo de energia elétrica, combustível e água nos processos e a minimização do impacto ambiental, através da utilização de equipamentos para reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis à atmosfera, além do uso de energia renovável”, disse.

A empresa já tem fábricas instaladas em Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e Manaus (AM) e a primeira planta de Juiz de Fora será instalada em um terreno com uma área de 260 mil m2, contando com 130 mil m2 de área construída para produção e estoque. A previsão é de que as obras da primeira fase tenham início em setembro de 2022 e a estimativa é de que os trabalhos sejam concluídos até dezembro de 2023. “Juiz de Fora foi escolhida estrategicamente para ampliar a presença da Ardagh na região Sudeste, e por sua ótima localização e logística”, afirmou Jorge Bannitz.

A segunda planta a ser instalada em Juiz de Fora remete a outra subsidiária da Ardagh Group, a Ardagh Glass Packaging (AGP), que irá construir sua primeira fábrica de vidro no país em Juiz de Fora. “Com essa iniciativa, a Ardagh Group entra para o mercado de vidro e contribui para ampliar a capacidade produtiva dessa categoria de embalagem no Brasil”, afirma a empresa. O grupo reforça que a nova fábrica de vidro também estará alinhada com os objetivos de sustentabilidade da empresa. A unidade será construída em uma área de aproximadamente 130 mil m2, sendo 70 mil m2 de área de produção e estoque, devendo estar concluída em dezembro de 2023 e produzir mais de 200 toneladas de vidro por ano, com dois fornos na planta.

Para o diretor da FIEMG Regional Zona da Mata e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, a chegada da Ardagh é extremamente importante, não só para cidade, como para a região. “Foi uma ótima notícia que Juiz de Fora recebeu exatamente na data em que é comemorado o Dia da Indústria. Toda a Zona da Mata será beneficiada e a FIEMG está muito empenhada em auxiliar a Ardagh no que for necessário para sua instalação, assim como em continuar trabalhando pela atração de novos investimentos, melhoria no ambiente de negócios, geração de emprego e renda para a população e desenvolvimento da economia da Zona da Mata”, afirma.

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  4. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  7. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  8. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia