Notícia

Pandemia prejudica recuperação esperada para a indústria em 2020

“Segunda onda” de contágio pela Covid-19, ritmo lento do processo de imunização e fim do Auxílio Emergencial impõem riscos à recuperação da indústria em 2021

A Pesquisa Indicadores Industriais (Index) de dezembro mostrou avanço no faturamento e nas horas trabalhadas na produção da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) ante novembro. No que se refere ao faturamento, a indústria de transformação explicou o aumento e, no caso das horas trabalhadas, os dois segmentos da indústria contribuíram para o resultado positivo.

O emprego manteve-se praticamente estável e a massa salarial e o rendimento médio real apresentaram a quarta retração mensal seguida em dezembro. Em 2020, todos os indicadores caíram frente a 2019, com exceção do faturamento, que se manteve estável. A adoção de restrições à circulação e a interrupção de diversas atividades econômicas, como forma de conter a propagação do novo coronavírus, resultaram em quedas intensas da atividade industrial no estado, especialmente em março e abril.

Contudo, o lançamento de medidas de enfrentamento da crise, como os programas de preservação do emprego e da renda e as novas linhas de crédito para as empresas, contribuíram para conter uma queda mais brusca da atividade ao longo de 2020.

O fim do ano foi marcado pelo aumento intenso do número de infectados pelo novo coronavírus no estado. A “segunda onda” de contágio – que deve persistir nos próximos meses –, o fim dos programas de estímulo à economia e as incertezas quanto à execução do calendário de imunização da população devem contribuir para o enfraquecimento da atividade no primeiro trimestre de 2021.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa

Últimas notícias

  1. O agronegócio na pauta dos empresários mineiros

    Leia

  2. FIEMG apresenta Obrigações Legais Ambientais 2021

    Leia

  3. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  4. Planejamento para 2021 é pauta do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas

    Leia

  5. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  6. Acordo do Estado com a Vale vai movimentar a economia em Minas Gerais

    Leia

  7. Câmara da Indústria da Construção realiza encontro mensal

    Leia

  8. Expectativas dos empresários da indústria mineira seguem positivas

    Leia