Notícia

Pesquisa Sondagem Industrial aponta recuo na atividade do setor

Incertezas quanto à aprovação de reformas estruturais afetam intenções de investimentos

A pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) aponta para recuo na atividade do setor no mês de fevereiro. O índice de evolução da produção marcou 48,7 pontos, situando-se abaixo dos 50 – o que indica retração da atividade. É o quarto mês consecutivo de queda. Em comparação com janeiro, que teve 49,2 pontos, o indicador caiu 0,5 ponto.

O índice de evolução do número de empregados, outro dado medido pela pesquisa, também registrou queda em fevereiro (47,5 pontos). A pontuação apurada em janeiro (48,7) e fevereiro de 2018 (47,7), indica que o recuo no emprego em fevereiro de 2019 foi mais acentuada. O índice de utilização da capacidade instalada efetiva em relação à usual marcou 45,6 pontos em fevereiro. Embora permaneça abaixo de 50 pontos, o indicador aumentou 2,5 pontos frente a janeiro (43,1) e foi o mais elevado para fevereiro em oito anos.

Paralisação da atividade extrativa mineral - A FIEMG divulgou, na última semana, um estudo sobre os impactos da paralisação parcial da atividade extrativa mineral sobre a economia mineira. A descontinuidade de 70% da atividade da mineração em Minas Gerais até o final do ano pode levar a um corte de mais de 100 mil postos de trabalho em 2019 no setor. Se for levada em consideração a queda de produção de segmentos que dependem direta ou indiretamente do minério como insumo – siderurgia, metalurgia, automotivo, equipamentos elétricos, entre outros –, o número de desempregados pode subir para quase 900 mil em todo o estado no período de 12 meses, levando à contração do PIB de Minas Gerais.


CLIQUE AQUI e confira a pesquisa Sondagem Industrial completa.

AQUI você confere a pesquisa Descontinuidade Parcial da Atividade de Extração Minerária em Minas Gerais – Impactos Econômicos e Sociais.

Últimas notícias

  1. Indústria pede esforço para redução de juro

    Leia

  2. Ensino de excelência internacional

    Leia

  3. Portaria altera autorização para trabalho aos domingos

    Leia

  4. Futuros negócios com a Eslováquia

    Leia

  5. Treinamento apresenta melhores práticas na gestão de estoques e inventário

    Leia

  6. Empresários mineiros continuam insatisfeitos

    Leia

  7. Abertas as inscrições para o curso Rotulagem de Cachaça e Aguardente de Cana

    Leia

  8. SESI firma acordo com o JF Vôlei para a formação das categorias de base do time

    Leia