Notícia

Planejamento Sucessório e Patrimonial em pauta na FIEMG

Conselho FIEMG Jovem promove workshop para debater tema

Pensar no futuro da organização é impactar positivamente o ambiente de negócios, construindo negócios conscientes e perenes. Pensando no futuro de jovens empreendedores, o Conselho FIEMG Jovem, em parceria com Veríssimo, Moreira & Simas Advogados, promoveu, nos dias 27 e 28/5, o Workshop Planejamento Sucessório e Patrimonial. O encontro teve o objetivo apresentar as principais razões para se preparar um planejamento sucessório e ensinou os instrumentos para aplicação nas empresas.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou da abertura do workshop e afirma que acredita no princípio da renovação e transitoriedade. Para o empresário, os novos líderes dão vida às entidades. “Muitas vezes o choque de geração, com visões de mundos diferentes, é positivo. Essa mescla é e fundamental porque todos aprendem uns com os outros”, pontua. Roscoe também compartilhou a sua própria experiência na sucessão da empresa de sua família. “A sucessão é um projeto complexo, que precisa ser bem construído, para que o negócio não seja afetado”, ressalta.

De acordo com o presidente do FIEMG Jovem, Humberto Noronha, o planejamento e a preparação sucessória são uma questão de sobrevivência para as empresas.

Os advogados Ricardo Guimarães Moreira, Eurídice Veríssimo e Letícia Nogueira Botinha do escritório Veríssimo, Moreira & Simas apresentaram os principais pontos jurídicos, como a governança da empresa familiar e os principais tributos envolvidos no planejamento, que impactam na sucessão. “Diante da imprevisibilidade da vida, o planejamento sucessório tem se apresentado como uma eficaz ferramenta de organização patrimonial, capaz de garantir uma sucessão mais célere e sem conflitos”, afirma Moreira.

Durante o workshop foram apresentados dois cases de planejamentos sucessórios bem sucedidos: o do Grupo Algar e da Rede Mater Dei de Saúde. Eleusa Garcia, acionista do Grupo Algar e membro do Conselho de Administração da Holding e do Granja Marileusa e Felipe Salvador Ligório, diretor-médico da Rede Mater Dei de Saúde, contaram as suas experiências.

Nesta segunda-feira, dia 7 de junho, confira o episódio do podcast “A hora da indústria” com o Humberto Noronha, Eleusa Garcia e Felipe Salvador sobre os desafios da sucessão patrimonial e familiar. 

Galeria

Últimas notícias

  1. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  2. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  3. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  4. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  7. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia

  8. Santa Casa de Misericórdia de Sabará recebe capacetes de ventilação não invasiva

    Leia