Notícia

Presidentes de sindicatos da Zona da Mata discutem assuntos de interesse da indústria local

Projeto de construção de uma nova escola SESI em Juiz de Fora foi apresentado. Empreendimento está em fase de aprovação

Fotos: Graciele Vianna e Dayse Moraes

Os presidentes de sindicatos da Zona da Mata reuniram-se, em 3 de agosto, na sede FIEMG Regional, para discutir assuntos de interesse da indústria local. O presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro, liderou o encontro, que contou também com a participação do presidente do Sinduscon-JF e diretor da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho; e dos presidentes Ana Lúcia Machado (Sindimetal-JF); Flávia Gonzaga (SIA-JF); Henrique Thielmann (Sinquifar-JF); João Luis Rocha (Sindimeias-JF); Mariângela Marcon (Sindivest-JF); Sérgio Picoli (Sindigraf-JF); e Walter Baldi (SIM).

O primeiro assunto tratado foi a retomada da realização de eventos e treinamentos na Regional, que está sendo um sucesso. O analista de Relações Empresariais da FIEMG, Gilmar Peixoto, destacou que a Zona da Mata foi a primeira Regional a implementar esse trabalho de capacitação dos profissionais locais, em 2013, e que somente neste primeiro semestre já foram treinadas 879 pessoas. “Os cursos podem ser on-line, para atingir participantes de outras cidades, e também presenciais. Além disso, podem ser elaborados no formato in company, desenvolvidos de forma personalizada, de acordo com as demandas levantadas pelas empresas. Todos os tipos de tema podem ser trabalhados pelos instrutores credenciados”, disse.

Em seguida, a responsável pelo Departamento de Eventos da FIEMG, Dayse Moraes, apresentou o projeto Memorial: Juiz de Fora – O farol de Minas, uma exposição permanente que está sendo desenvolvida pelo Centro de Cultura do SESI com o objetivo de retratar a história da industrialização de Juiz de Fora e o papel da FIEMG e dos Sindicatos neste processo. A exposição será montada no hall de entrada da Regional ZM. O presidente Heveraldo Castro solicitou a colaboração de todos para o levantamento de pontos históricos de interesse que possam ser abordados na exposição, que deve ser inaugurada em outubro e será aberta não só aos empresários, mas também a toda a comunidade. “Trata-se de um importante investimento que a FIEMG está fazendo em Juiz de Fora, com o objetivo de resgatar e preservar a memória da nossa indústria”, disse.

Presidentes-12.jpg

Nova escola

A reunião contou ainda com a participação do gerente regional SESI/SENAI, Humberto Rezende, e do gerente do SENAI Juiz de Fora, Vander Montesse, que apresentaram o projeto da nova escola SESI que será construída na cidade. O terreno já foi limpo e está em fase de aprovação de projeto na Prefeitura. Em seguida, será aberta a licitação da obra. A escola será voltada para crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio e terá capacidade para cerca de 1.800 alunos. O terreno fica localizado na Rua Francisco Romanelli, nas proximidades do Terminal Rodoviário Miguel Mansur e do Shopping Jardim Norte, e tem 6 mil m2. A área a construir é de 8.500 m2, pois o prédio terá quatro pavimentos.

A previsão para o início das obras é novembro de 2022, com finalização em novembro de 2024. As aulas devem começar no primeiro semestre de 2025 e o investimento é de R$ 35,5 milhões. O presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho, manifestou interesse na participação das empresas associadas ao Sindicato na licitação para a construção do prédio. A FIEMG está fazendo grandes investimentos em todo o estado, reformando muitas escolas e construindo outras. Serão implantadas unidades novas em Juiz de Fora e Barbacena, que já está em fase de licitação da obra. Várias escolas SENAI da Zona da Mata estão sendo reformadas, como Juiz de Fora, Ubá, Ponte Nova e São João del-Rei. “A nova escola SESI é uma grande conquista para Juiz de Fora. Ansiávamos por este empreendimento e será muito bom se uma construtora da cidade for a responsável pela realização da obra”, destacou Aurélio Marangon Sobrinho.

Outros assuntos também foram discutidos e, ao final, também foi realizada a entrega de uma placa de homenagem à funcionária Eliane Alves, assistente administrativo, que está completando 10 anos de serviço na FIEMG. A placa foi entregue, juntamente com um certificado, pelo presidente Heveraldo Castro, acompanhado dos gerentes do NAF ZM, Anderson Nocelli, e do SENAI JF, Vander Montesse. “Agradecemos à Eliane por todo o trabalho que tem desenvolvido em nossa entidade em prol do desenvolvimento da indústria da Zona da Mata”, disse Heveraldo.

Graciele Vianna

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  2. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  3. Empossada nova diretoria da FIEMG Vale do Rio Grande

    Leia

  4. Troca de experiências entre Espírito Santo e Minas Gerais

    Leia

  5. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia

  6. Conselho de Tecnologia apresenta e debate diretrizes de trabalho

    Leia

  7. Minas tem inventário positivo de remissões de gases de efeito estufa

    Leia

  8. Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética oferece atividades gratuitas

    Leia