Notícia

Procompi realiza série de ações para o desenvolvimento das indústrias de Itajubá

Indústrias do setor metalmecânico e eletroeletrônico tiveram uma série de atividades para aumento de competitividade

Entre os dias 11 e 13/12, O Instituto Euvaldo Lodi, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), desenvolveu uma série de atividades em Itajubá focando o desenvolvimento das indústrias metalomecânicas e do setor de eletroeletrônicos da região.

Lean Manufacturing

Uma das ações foi a finalização do projeto de Lean Manufacturing e acompanhamento das visitas finais da consultoria de manufatura enxuta em empresas do setor metalmecânico e eletroeletrônico de Itajubá, participantes do PROCOMPI, entre 11 e 13/12. Os resultados foram expressivos, como é o caso da GIMA Máquinas, empresa de máquinas e equipamentos do ramo alimentício que conseguiu dobrar seu faturamento da linha de produção trabalhada durante o projeto.

Planejamento 2019

A construção de propostas de planejamento para as empresas envolvidas no Procompi também foi realizada como parte dos compromissos estabelecidos na finalização do projeto de fortalecimento do grupo empresarial do polo metalomecânico e eletroeletrônico de Itajubá.

Em cada um dos 4 temas (Mercado, Gestão, Inovação, Assuntos Legais), os grupos se reuniram no dia 11/12, na sede do SIMMMEI, com os analistas do sindicato, da FIEMG e do SEBRAE, para expor as suas propostas, argumentar na defesa de suas ideias a fim de que as entidades de apoio possam ter insumo para priorizar e planejar sua atuação conjunta em 2019.

Parceria

Já no dia 13/12, representantes da FIEMG, do SIMMMEI e do SEBRAE se reuniram com o prefeito de Itajubá, Rodrigo Rieira e sua equipe de desenvolvimento econômico para repassar os resultados e avanços tidos no ultimo ano com a atuação do PROCOMPI junto às indústrias de metalmecânico e eletroeletrônico de Itajubá, o ganho de criação e fortalecimento do grupo empresarial e as ações de mercado e processos produtivos realizadas.

A parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá, estabelecida em 2017, foi fundamental para viabilizar a implantação das ações do PROCOMPI no município.

Procompi

O programa é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema FIEMG e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

Por meio de projetos submetidos por federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

Atualmente, o Procompi mantém 71 projetos em execução em 23  estados. Até o momento, foram investidos R$ 15,6 milhões em ações envolvendo mais de 1,5 mil empresas, dos setores de alimentos e bebidas, madeira e móveis, construção civil, cerâmica, têxtil e confecções, metalmecânico, tecnologia da informação, gráfico e químico. Cada projeto tem duração de 18 meses. Ao todo, até 2019, mais de R$ 23 milhões serão investidos na ampliação da competitividade de pequenas indústrias.

Todas as iniciativas são ações planejadas dentro do PROCOMPI, que é um programa em parceria da CNI com o SEBRAE Nacional e executado / gerido pelo IEL / FIEMG e SEBRAE MG. Em Itajubá tem sido executado em parceria com o SIMMMEI.

Últimas notícias

  1. 8 razões para fazer um curso técnico

    Leia

  2. Cadeia produtiva do plástico é a primeira a ser trabalhada pelo FIEMG Social

    Leia

  3. Alterações na Legislação Trabalhista serão esclarecidas em Ipatinga

    Leia

  4. Interlocução pelo desenvolvimento de Minas Gerais

    Leia

  5. Entenda sobre o curso técnico EAD que prepara o profissional para garantir a qualidade dos processos industriais

    Leia

  6. Confiança do empresário é instável em 2019

    Leia

  7. Entenda sobre o curso EAD Técnico em Vestuário

    Leia

  8. Por que você deve fazer um curso EAD?

    Leia