Notícia

Programa de Exportação da FIEMG promove rodada de negócios em Juiz de Fora

1ª Ação de Exportação deu às empresas a oportunidade de apresentar seus produtos

Foi realizada nesta terça-feira, dia 09 de julho, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, a 1ª Ação de Exportação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O evento consistiu em rodadas de negócios orientativas em que as 54 empresas participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos/serviços e trocar experiências com seis Comerciais Exportadoras, de várias partes do país, colocando em prática o que foi trabalhado no programa. As empresas parceiras puderam participar de uma exposição, divulgando suas atividades.

Este projeto, oferecido de forma totalmente gratuita às empresas, é uma parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ideia é elevar o nível de competitividade das empresas, através da modernização e capacitação empresarial, e da inserção de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas.

O PEIEX tem como objetivo preparar as empresas brasileiras para o início do processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura. As empresas qualificadas pelo programa tornam-se aptas a participar de ações internacionais de promoção comercial organizadas pela Apex-Brasil e seus parceiros.

De acordo com a coordenadora do PEIEX ZM, Fernanda Alves, e a monitora Élida Rabêlo, estãosendo atendidas pelo PEIEX 236 empresas, sendo 156 delas na Zona da Mata, através do Núcleo implantado na FIEMG Regional ZM, em Juiz de Fora, e o restante na RegiãoMetropolitana de Belo Horizonte. A vigência do programa seria até dezembro de 2019, mas foi anunciada pela FIEMG a prorrogação do trabalho por mais seis meses, o que possibilitará o atendimento de mais 13 empresas em nossa região e 24 em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Núcleo do PEIEX ZM, na FIEMG Regional Zona da Mata.

No programa, o trabalho é realizado por consultores que atendem as indústrias com o objetivo de promover a capacitação para inovação e a organização da gestão dos processos produtivos, incentivando a qualidade e a busca contínua de melhorias, induzindo o foco em exportação. Na Zona da Mata, os setores prioritários de atendimento são Alimentos e Bebidas; Moda e Vestuário; Máquinas e Equipamentos; e Móveis, mas também há empresas de outros segmentos já sendo atendidas pela equipe técnica multidisciplinar do PEIEX Juiz de Fora.

Para o participante do programa, Antônio Batista da Silva, da empresa Faemam Estanhos (fabricante de produtos de arte sacra em estanho), de São João del-Rei, foi muito bom participar desta primeira Ação de Exportação do PEIEX. “Estou muito honrado e satisfeito em ver a parceria maravilhosa que a FIEMG fez para nós. Há cerca de 30 anos que estou no mercado e já fiz algumas exportações com muito esforço, mas agora estou sentindo um grande e belo incentivo. Agradeço muito à FIEMG e espero que este projeto dê grandes e bons frutos, como acredito que vai dar”, destacou.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho, o PEIEX assume grande importância para o polo produtivo da Zona da Mata, na medida em que busca promover melhorias que proporcionem a inserção de nossas empresas no mercado internacional. “Trata-se uma de grande oportunidade de desenvolvimento para a indústria do estado”, afirma Aurélio.

DSCN4804.JPG

Por Graciele Vianna

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia