13/12/2021 Projeto 'Construindo o Futuro' abre 2ª turma, para jovens de 18 a 22 anos Objetivo da qualificação, parceria entre FIEMG e RHI Magnesita, é formar para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania Jovens com idades entre 18 e 22 anos, oriundos de comunidades socialmente vulneráveis, têm a oportunidade de se qualificar profissionalmente, o que faz toda a diferença no fortalecimento da autoestima, da identidade, e lhes permite crescer como pessoas, mais conscientes do seu papel na sociedade. Essas são algumas das conquistas promovidas pelo Projeto Construindo o Futuro, desenvolvido em parceria pela Gerência de Responsabilidade Social e Empresarial da FIEMG e pela RHI Magnesita. A primeira turma de formandos do projeto, com 30 participantes, conclui o curso em janeiro de 2022, para, em seguida, em fevereiro, ser iniciado o trabalho com um novo grupo, de 28 alunos, que está em fase de seleção. A capacitação dura em torno de 13 meses, mas pode se estender a até dois anos, segundo conta a analista de Projetos Sociais Alessandra Rigueira. A escolha dos participantes é feita com a ajuda da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Alessandra Rigueira explica que, a empresa, preocupada com o impacto que pode causar na sociedade onde atua, decidiu usar como ferramentas de transformação o desenvolvimento da juventude e a educação. A qualificação é feito no SENAI, em meio horário – no qual conhecem teoria e prática. No meio horário seguinte, o aprendizado é oferecido na RHI Magnesita. Poder de transformação Durante a qualificação, os aprendizes recebem auxílio alimentação, vale-transporte e outros benefícios que possibilitam a participação no projeto. “Ao final do curso, saem com outras habilidades, outras competências, com empoderamento, protagonismo e poder de transformação”, comemora Rigueira. A analista da FIEMG aponta ainda que tecnologia social usada engloba indicadores que alicerçam a contribuição da RHI Magnesita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados como prioritários à organização e alinhamento com os programas institucionais de “Jovem Aprendiz”. O projeto é dividido nas etapas de acolhimento, psicossocial, capacitação SENAI, projeto de Vida e mentoria, de forma a contribuir principalmente para a formação e o desenvolvimento integral dos jovens, preparando-os especialmente para o mercado de trabalho.