Notícia

Projeto 'Construindo o Futuro' abre 2ª turma, para jovens de 18 a 22 anos

Objetivo da qualificação, parceria entre FIEMG e RHI Magnesita, é formar para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania

Jovens com idades entre 18 e 22 anos, oriundos de comunidades socialmente vulneráveis, têm a oportunidade de se qualificar profissionalmente, o que faz toda a diferença no fortalecimento da autoestima, da identidade, e lhes permite crescer como pessoas, mais conscientes do seu papel na sociedade. Essas são algumas das conquistas promovidas pelo Projeto Construindo o Futuro, desenvolvido em parceria pela Gerência de Responsabilidade Social e Empresarial da FIEMG e pela RHI Magnesita.

A primeira turma de formandos do projeto, com 30 participantes, conclui o curso em janeiro de 2022, para, em seguida, em fevereiro, ser iniciado o trabalho com um novo grupo, de 28 alunos, que está em fase de seleção.

A capacitação dura em torno de 13 meses, mas pode se estender a até dois anos, segundo conta a analista de Projetos Sociais Alessandra Rigueira. A escolha dos participantes é feita com a ajuda da Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Alessandra Rigueira explica que, a empresa, preocupada com o impacto que pode causar na sociedade onde atua, decidiu usar como ferramentas de transformação o desenvolvimento da juventude e a educação. A qualificação é feito no SENAI, em meio horário – no qual conhecem teoria e prática. No meio horário seguinte, o aprendizado é oferecido na RHI Magnesita.

Poder de transformação

Durante a qualificação, os aprendizes recebem auxílio alimentação, vale-transporte e outros benefícios que possibilitam a participação no projeto. “Ao final do curso, saem com outras habilidades, outras competências, com empoderamento, protagonismo e poder de transformação”, comemora Rigueira.

A analista da FIEMG aponta ainda que tecnologia social usada engloba indicadores que alicerçam a contribuição da RHI Magnesita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados como prioritários à organização e alinhamento com os programas institucionais de “Jovem Aprendiz”. 

O projeto é dividido nas etapas de acolhimento, psicossocial,

capacitação SENAI, projeto de Vida e mentoria, de forma a  contribuir principalmente para a formação e o desenvolvimento integral dos jovens, preparando-os especialmente para o mercado de trabalho.

Últimas notícias

  1. Negócios presentes e futuros entre Minas e Itália são tema de seminário na FIEMG

    Leia

  2. Sindimalhas-MG arrecada R$ 200 mil e 40 mil máscaras para atingidos pelas chuvas

    Leia

  3. Empresário, participe, até dia 31 de janeiro, da pesquisa Missão Carbono Zero

    Leia

  4. Investimentos do setor extrativo mineral são apresentados na FIEMG

    Leia

  5. Projeto Compre Bem FIEMG Virtual em parceria com a Vale tem mais de 200 empresas inscritas

    Leia

  6. FEMUR 2022 reúne lojistas de todo o Brasil e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

    Leia

  8. Ano começa com Índice de Confiança do Empresário Industrial em alta

    Leia