Notícia

Residência Industrial, parceria entre IEL e Una, abre a temporada 2022

Programa prepara universitários para a atuação prática na indústria, no mercado de trabalho

Fotos Sebastião Jacinto Júnior

Na abertura do Residência Industrial 2022 - parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Una, com o apoio do UniBH, o superintendente do IEL, Gustavo Macena, ressaltou o caráter de excelência do programa, cujo objetivo é desenvolver, por meio de uma metodologia estruturada, comportamentos e atitudes que conectem jovens profissionais, instituições de ensino e o mercado industrial.

“Nossa ideia não é só ser uma extensão do conteúdo técnico que vocês obtêm na universidade, mas mostrar o quão importante é vocês se aprofundarem no aprendizado nesse tempo de faculdade”, ressaltou Macena sobre o projeto, exclusivo para alunos da Ânima Educação matriculados em uma das unidades da Una e UniBH em Minas Gerais.

“Se o Residência Industrial já está na quarta temporada e as empresas continuam demonstrando interesse, é porque é muito bom. Sem sombra de dúvida, essa experiência vai ser excepcional para o futuro profissional de vocês”, destacou também Danilo de Melo Costa, professor de pós-graduação da Ânima Educação. Para ele, a parceria firmada entre Una e FIEMG fortalece um dos pilares da instituição de ensino, que é o de promover a empregabilidade entre seus estudantes, dando oportunidade para que adquiram habilidades que se tornam diferenciais competitivos.

Resultados

“Encerramos a primeira temporada há pouco tempo e atingimos resultados belíssimos, seja pelo número recorde de alunos contratados (33% dos participantes), e, mesmo os que ainda não tenham sido contratados, saíram com uma bagagem que lhes permitirá ser buscados a tapa no mercado”, ponderou Costa.

As empresas-madrinhas desta edição, que vão receber os universitários para os aprendizados práticos, são a 3ADigitall, Brazauro Recursos Minerais, Off Glúten, Sistema Educacional Primeiros Passos, Fralía Cacau Brasil e FIEMG.

Presidente da FIEMG Jovem e proprietário da Fralía Cacau Brasil – uma das empresas-madrinhas do Residência Industrial 2022 -, Matheus Pedrosa dos Reis avaliou que o programa prepara jovens universitários, na prática, para que ajudem a lidar com as questões inéditas enfrentadas no dia a dia da indústria.

Gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, Ricardo Aloysio falou aos universitários inscritos nesta etapa do Residência Industrial sobre futuro da indústria e futuro do trabalho. Ele apontou que, nos próximos cinco anos, vamos ter uma mudança expressiva, em processos e, especialmente, em modelos de negócio. Segundo Aloysio, mais do que a capacidade técnica do profissional, o mercado busca capacidade de adaptação, de solucionar problemas, criatividade.

Veja aqui mais imagens da cerimônia de abertura do Residência Industrial 2022.

Luisana Gontijo

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  4. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  7. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  8. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia