Notícia

SESI SST JF promove ações sobre saúde auditiva na empresa Paraibuna Embalagens

Objetivo foi alertar os colaboradores sobre os cuidados que devem ser tomados com a audição

No Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, 28 de abril, o SESI Segurança e Saúde no Trabalho (SST) de Juiz de Fora promoveu, em parceria com a empresa Paraibuna Embalagens, diversas ações visando alertar os colaboradores sobre os cuidados que devem ser tomados com a audição. O evento foi realizado na sede da empresa, em Juiz de Fora, e este ano trabalhou o tema “Proteja sua audição, proteja sua saúde!”

Para reforçar a conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, o SESI SST e a CIPA-JF montaram um stand com exposição de protetores auditivos, testes de conforto e orientação sobre a importância da conservação auditiva e o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Foi abordado ainda o perigo de outras fontes de ruídos sem proteção, como fone de ouvido, música alta, equipamentos.

“Nós reforçamos, também, que os cuidados com a audição extrapolam os limites da empresa. Quando uma pessoa é contratada, nós oferecemos EPIs e toda orientação e acompanhamento para os cuidados efetivos, mas temos que ter essa preocupação quanto aos ruídos quando a gente está em casa, ouvindo música, usando uma furadeira ou outros equipamentos que fazem barulho e podem ser prejudiciais. Nossa campanha buscou englobar todos os ambientes porque não existe uma reconstituição ou cirurgia para ouvido, há alguns aparelhos de amplificação do som, mas a audição perdida por exposição ao ruído é uma lesão irreversível”, afirmou Alex Gomes, engenheiro de segurança da empresa.

Os colaboradores também aprenderam de forma lúdica, através de um jogo da velha com perguntas sobre audição, proteção auditiva e explicações utilizando o modelo anatômico do ouvido. “Acredito que as pessoas estão se conscientizando melhor sobre os cuidados com a audição e com a proteção, mas precisamos reforçar esses cuidados ainda mais com essa pandemia. As pessoas estão usando mais fones de ouvido e participando de mais lives e reuniões, expondo-se muito mais”, afirma Patrícia Ladeira Chinelato, fonoaudióloga e Coordenadora do PCA, Programa de Conservação Auditiva do SESI.

Em um ambiente como o das indústrias que contam com maquinários que produzem ruídos 24 horas por dia, sete dias na semana, ações como esta são imprescindíveis para garantir a saúde e a segurança do colaborador. “O nosso papel é reduzir ao máximo o impacto dessa barulheira toda em nossos colaboradores. A empresa sempre oferece EPIs de qualidade para 100% do time, e fica sob a nossa responsabilidade a orientação, o conhecimento e as melhores práticas para minimizar todos os riscos. Assim, reforçamos ainda mais um de nossos valores: “respeite a vida”, disse Rafael Zacarão, analista de Gestão de Pessoas da Paraibuna Embalagens e integrante da CIPA-JF.

Últimas notícias

  1. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  2. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  3. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  4. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  7. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia

  8. Santa Casa de Misericórdia de Sabará recebe capacetes de ventilação não invasiva

    Leia