Notícia

Sustentabilidade como valor para toda a sociedade

Abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 da FIEMG teve como tema a “Economia Circular”

“A questão ambiental sempre foi uma prioridade da minha gestão”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura da Semana do Meio Ambiente e ESG 2021. O evento on-line teve a abertura realizada no dia 14/06 e sua programação, que é totalmente gratuita, se estende até dia 18/06. 

O líder empresarial pontuou que os empreendimentos empresariais são ativos imobilizados, que uma vez instalados, é difícil os empresários voltarem atrás e por isso a importância de se manter um bom relacionamento com o ambiente em que a empresa está instalada, assim, como na comunidade ao seu redor. “Hoje, em nossa sociedade, não existe ninguém, que não seja ambientalista. As maiores áreas preservadas e iniciativas de economia circular são da iniciativa privada”, afirmou explicando que as indústrias investem na inovação tecnologia para a melhoria de seus processos produtivos e, assim, na preservação do meio ambiente.  

Roscoe ressaltou que, nesta relação entre setor produtivo e preservação ambiental, o governo do Estado vem fazendo a sua parte. “Os licenciamentos têm saído rapidamente, com menos burocracia”, afirmou.  O presidente da FIEMG também citou, como exemplo de parceria entre setor público e privado na proteção do meio ambiente, a adesão de Minas Gerais à campanha Race to Zero (Corrida para o Zero).  “Esse ato reafirma o pioneirismo na gestão ambiental e econômica de Minas Gerais, sendo que nos tornamos o primeiro estado da América Latina a fazer esta adesão”. O acordo que envolve o governo do Estado, a Federação mineira e o Reino Unido foi formalizado no dia 09/06. Leia mais sobre o tema AQUI. 

“A questão ambiental foi um tema ideologizado, mas é uma falsa contradição. O meio ambiente é um bem comum, de todos”, afirmou Paulo Brant, vice-governador do Estado, que representou Romeu Zema na abertura do evento. “Se não há sustentabilidade e mobilidade social, não há desenvolvimento e este é um tema de todos”, disse, citando o cuidado com a qualidade do ar como um exemplo de bem público.

Para Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), a indústria mineira é a mais sustentável do país e isso gera muita sinergia entre os setores públicos e privados. “A visão arrojada com que a FIEMG vem trabalhando junto às industrias de Minas nos leva a trabalhar com temas que extrapolam o licenciamento ambiental”, afirmou Melo esclarecendo que a Economia Circular é o fechamento de um ciclo que começa com o licenciamento ambiental e que termina com a gestão de resíduo e a aplicação da inovação e tecnologia encabeçando processos mais limpos e eficientes.  

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, enviou um vídeo destacando a relevância do evento. “Gostaria de desejar a todos os participantes da Semana de Meio Ambiente da FIEMG um ótimo trabalho na discussão dos temas relativos à gestão dos resíduos sólidos, ao aproveitamento de energético dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), saneamento básico, mineração e infraestrutura. Enfim, a todos as atividades econômicas e como elas se relacionam com a necessária preservação ambiental”, afirmou.  

salles.JPG

Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG (CEMA) e presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), também participou da abertura.  

Painel Economia Circular como fator de sustentabilidade  - A palestra magna sobre Economia Circular foi ministrada por Aldo Roberto Ometto, coordenador do Centro de Pesquisa em Economia Circular do Inova USP. “A Economia Circular é a oportunidade prática dos sistemas de produção e consumo trabalharem para a proteção do meio ambiente e reservas ambientais, reduzindo, ao máximo, a necessidade de extração, otimizando a emissão de resíduos e criando novos modelos de negócios. É uma visão de otimização de longo prazo, que irá gerar impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, afirmou.

Também participaram do painel: Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Davi Bomtempo, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Fabrício Soler, da Felsberg Advogados.  

Meio ambiente em pauta – A Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 é uma realização FIEMG e vai até dia 18/06. Sua programação, dividida em painéis temáticos, trazem à tona debates relevantes para a sociedade e para o setor produtivo, reunindo especialistas de diversas áreas que estão compartilhando suas experiências, cases de sucessos e expectativas quanto à questão ambiental no Brasil e no mundo.  

Por Denise Lucas

Últimas notícias

  1. Programa Economia Circular da FIEMG é desenvolvido em indústrias em Montes Claros

    Leia

  2. Soluções para o setor automobilístico do país

    Leia

  3. SESI promove VI Seminário de Segurança e Saúde de Juiz de Fora

    Leia

  4. Otimismo dos industriais permanece, mas em menor intensidade

    Leia

  5. Presidente da Apex-Brasil visita a FIEMG

    Leia

  6. Representante do Brasil na União Europeia realiza palestra para empresários mineiros

    Leia

  7. Mais celeridade na certificação de fogos de artifício

    Leia

  8. Infraestrutura de Minas Gerais em foco

    Leia