Notícia

Tratamento de Efluentes é tema de curso das FIEMG Regionais ZM e Sul

Evento será voltado para as áreas de abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos

As FIEMG Regionais Zona da Mata e Sul de Minas realizam na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, o curso Tratamento de Efluentes para abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos. O evento será promovido de forma on-line, de 9h às 17h, e conta também com o apoio do Sindicato das Indústrias de Carne, Derivados e Frios de Minas Gerais (Sinduscarne) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Agrícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig).

A apresentação do tema ficará a cargo do engenheiro agrícola e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de controle ambiental e saneamento, Luciano dos Santos Rodrigues. O instrutor possui pós-doutorado em Controle Ambiental e Saneamento pela UFMG e em Engenharia Rural pela UNESP. Sua atuação é voltada para as áreas de impacto ambiental das atividades agroindustriais, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e legislação ambiental.

Na programação do curso estão temas como: Caractetísticas quali-quantitativas dos efluentes de abatedouros; Níveis e processos de tratamento de efluentes; Tratamento preliminar: segregação de efluentes; Tratamento primário: separação de sólidos, óleos e graxas; Tratamento secundário: remoção de matéria orgânica; Tratamento terciário: remoção de nutrientes e organismos patogênicos; Tratamento do iodo; Gerenciamento dos resíduos gerados na ETE; e Monitoramento Operacional da ETE.

Segundo a analista ambiental da FIEMG Regional Zona da Mata, Luíza Cortat, é importante lembrar que esse ano o FAPI (Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria) possui dentre os setores selecionados para fiscalização a atividade de abate de animais. “Com isso, o curso representa uma grande oportunidade dos empreendimentos melhorarem seus processos e atenderem a legislação ambiental”, ressalta.

O investimento é de R$ 80,00 para empresas associadas aos Sindicatos filiados à FIEMG e de R$ 120,00 para demais interessados. As inscrições podem ser feitas no site da FIEMG Regional Zona da Mata e mais informações podem ser obtidas através do telefone (32) 3249-1028 ou do e-mail luiza.cortat@fiemg.com.br.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Por Graciele Vianna

Últimas notícias

  1. “O Plano de Investimentos da CEMIG Distribuição”

    Leia

  2. Ação solidária do SESI Barbacena arrecada mais de uma tonelada de produtos para o Hospital Ibiapaba

    Leia

  3. Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

    Leia

  4. Indicativos de como atuar em um futuro próximo

    Leia

  5. FIEMG doa câmaras frias para Capinópolis e Ipiaçu

    Leia

  6. Flávio Roscoe participa do Fórum de Minas para discutir desenvolvimento estadual

    Leia

  7. FIEMG realiza debate sobre reforma tributária

    Leia

  8. Santa Casa de Misericórdia de Sabará recebe capacetes de ventilação não invasiva

    Leia