Notícia

Visita ao Centro 4.0

Gestores do SENAI nacional conhecem estrutura da unidade e projeto sobre qualificação de mão de obra e serviços

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0) do SENAI, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu nessa quinta-feira (7/7) a vista de gestores nacionais da instituição.  O diretor de Operações, Gustavo Leal, e o superintendente de Educação Profissional, Felipe Morgado, conheceram a estrutura da unidade utilizada na formação e qualificação de mão de obra para a indústria.

Para o diretor regional do SENAI em Minas, Christiano Leal, o encontro proporcionou uma troca de informações e conteúdo, além de auxiliar na divulgação do trabalho desenvolvido pelo centro. "Nós temos um intercâmbio relevante com outras instituições no aspecto técnico. Por isso é relevante conhecer in loco o que estamos fazendo em prol da indústria 4.0, que tem um viés inovador e inédito no Brasil", disse.

O projeto SENAI 4.0 em Minas foi apresentado aos executivos pelo gerente de Educação e Tecnologia, Ricardo Aloysio e Silva. Segundo ele, a iniciativa "posiciona a instituição no contexto na chamada 4ª Revolução Industrial, disponibilizando para o setor mão de obra qualificada, consultorias especializadas, aplicação de novas tecnologias e desenvolvimento tecnológico".

centro_maior_2.jpg

Os gestores do SENAI nacional visitaram salas de aula e de treinamento e laboratórios, onde acompanharam processos automatizados de montagem de peças e outros procedimentos produtivos. "A indústria vai passar por um processo de transformação importante nos próximos anos e o conhecimento de base digital, de conectividade e de integração de fluxos é fundamental para o aumento da produtividade e o futuro da indústria de Minas e do Brasil", observou Gustavo Leal.

Já Felipe Morgado destacou que o Centro 4.0 contribui para o aprimoramento de profissionais na utilização das tecnologias da indústria 4.0. "É sempre interessante acompanhar as evoluções no âmbito educacional das unidades do SENAI no país. Aqui em Minas chama a atenção a integração projetos ligados ao dia a dia da indústria".

Participaram também da visita o gerente do Centro 4.0 e  da Unidade SENAI Euvaldo Lodi, Hudson da Silva Assis, e o coordenador técnico da unidade, Edglei de Sousa Marques.

Inaugurado em junho de 2021, o Centro 4.0 reúne ambientes como Fábrica 4.0, SENAI Lab, Laboratório de IoT e Cloud, Lean Manufacturing, Laboratórios de Simulação digital, Laboratórios de Programação e Analytics, eLaboratórios de Tecnologias de Automação e Informação, atendendo à demanda das indústrias.

Últimas notícias

  1. Alunos do SENAI são capacitados para conversão de antenas parabólicas

    Leia

  2. Flávio Roscoe disputa partidas de xadrez com alunos SESI

    Leia

  3. Empossada nova diretoria da FIEMG Vale do Rio Grande

    Leia

  4. Troca de experiências entre Espírito Santo e Minas Gerais

    Leia

  5. O futuro da indústria está nas salas de aulas

    Leia

  6. Conselho de Tecnologia apresenta e debate diretrizes de trabalho

    Leia

  7. Minas tem inventário positivo de remissões de gases de efeito estufa

    Leia

  8. Espaço CEMIG SESI de Eficiência Energética oferece atividades gratuitas

    Leia