Notícia

Webinar da FIEMG Regional ZM discute impactos da Covid-19 no Comércio Exterior

Evento teve inscrições gratuitas e tratou das relações internacionais em tempos de pandemia

A FIEMG Regional Zona da Mata promoveu, no dia 03 de julho, a Webinar “Impactos da Covid-19 no Comércio Internacional”. De forma interativa, o evento discutiu os impactos da pandemia do Coronavírus no fluxo de Comércio Internacional, nas cadeias de suprimentos globais e nas relações internacionais. O facilitador foi Eduardo Melo Vidal, especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Autor da obra “Fundamentos do Comércio Exterior”, de 2018, Eduardo é consultor empresarial com experiência prática em gestão de operações de exportação, importação e logística internacional, professor e palestrante.

Segundo Eduardo Vidal, a pandemia da Covid-19 impacta diretamente no comércio internacional. “A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê uma queda de 27% no comércio internacional entre abril e junho de 2020. Somente em abril desse ano, o volume global de importações e exportações caiu 12% na comparação com março. Essa foi a maior queda desde 2000, ano em que os registros começaram a ser feitos pela ONU. Ainda segundo a própria ONU, a queda no comércio internacional vai depender não só das interrupções econômicas geradas pela pandemia, mas também do tipo das políticas que os países adotarão para reiniciar suas economias. Ainda há esperanças de que economias iniciem suas retomadas no segundo semestre e 2020 termine com uma queda de 12% no comércio internacional”, afirmou o palestrante.

Durante o evento, Eduardo Vidal apontou várias questões importantes. “Em abril, o transporte aéreo de cargas chegou a cair 50% na comparação com o mesmo mês em 2019, e 40% em relação a março de 2020. Para os voos comerciais, o cenário foi ainda pior. O número de voos reduziu 90% em relação ao mês anterior. E é muito raro que um avião seja embarcado somente com carga, sem passageiros. Portanto, o frete subiu bastante. Já o turismo, a nível global, também sofreu duras consequências e deixou de faturar 1,2 trilhões de dólares com quatro meses de paralisação. Se o isolamento permanecer, esse valor poderá ser triplicado até o final do ano. É momento de se pensar em políticas e estratégias que possam fomentar a economia, em todos os setores. Sejam elas fomentos do governo à indústria, infraestrutura e turismo, reformas políticas e tributárias ou mesmo o estabelecimento de novos acordos comerciais”, declara.

Mas para o palestrante, é justamente a partir de novos investimentos que o país passará a obter ganhos de competitividade no cenário internacional. “A pandemia, junto à Guerra Comercial Estados Unidos e China, trouxe oportunidades para a expansão do agronegócio brasileiro. Contudo, ao mesmo tempo em que o país pôde ampliar suas vendas, esbarrou novamente na falta de infraestrutura para escoamento de produtos. Além disso, o pequeno produtor ainda é refém das grandes cooperativas exportadoras. Ou seja, há uma melhora relativa e pontual nas exportações, mas enquanto não houver infraestrutura adequada, não haverá uma melhora substancial nos resultados”, afirma.

“Somente o futuro nos dará resultados conclusivos e poderá atestar previsões. Enquanto isso, medidas paliativas são tomadas em todas as esferas sem a certeza se são as mais adequadas para o momento. Entretanto, sempre vivemos e agimos sem ter certeza sobre o que acarretará nossas tomadas de decisão. Devemos nos acostumar, por ora, com um mundo mais digitalizado, de menor interação social e com novos protocolos de saúde e higienização. Talvez tudo volte à normalidade de outrora, talvez não”, declara Eduardo Vidal.

O próximo treinamento on-line da FIEMG Regional ZM será “eSocial: novidades, atualizações e relações com a COVID-19”, que acontece de 13 a 15 de julho, de 14h às 16h. Clique aqui para fazer sua inscrição.

 

Últimas notícias

  1. Ministro Sarquis é o próximo palestrante do Ciclo de Conferências - A Nova Política Externa Brasileira

    Leia

  2. CIT SENAI capacita profissionais da indústria alimentícia

    Leia

  3. Nova vitória do setor produtivo

    Leia

  4. Romeu Zema e Flávio Roscoe oficializam doação de respiradores no Centro-Oeste

    Leia

  5. FIEMG realiza evento em parceria com Ministério Público do Trabalho

    Leia

  6. Diretores do CIEMG se reúnem para acompanharem ações da entidade

    Leia

  7. Apoio à exportação de empresas brasileiras é tema de webinar

    Leia

  8. Lei que facilita a venda de imóveis da União é pauta de encontro

    Leia