Notícia

Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

Encontro virtual foi promovido pela Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG

A atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com foco em oportunidades para os setores de energia, petróleo e gás, foi tema de encontro virtual promovido pela Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG. Representando o presidente do colegiado, Humberto Zica, a assessora de Energia da FIEMG, Tânia Silva, abriu os trabalhos e saudou os participantes virtuais.

“Agradecemos à ilustre participação da Apex, representada aqui por Mariele Christ, Vinícius Estrela, Ronaldo Martins e Carlos Padilla. E aos empresários que acompanham esta transmissão. Este evento conta com uma importantíssima exposição a ser feita pelos especialistas da Apex sobre as oportunidades de internacionalização das indústrias nos setores de energia, petróleo e gás. Nosso objetivo é apresentar todas as oportunidades de negócios para os empresários”, informou Silva.

Vinícius Estrela, representante da Apex-Brasil para a região Sudeste, contou que a agência tem escritórios em cinco regiões do país e em sete mercados internacionais, além de sólidas parcerias com as principais instituições publicas e privadas do Brasil e do exterior. “Começo falando sobre a Apex e ressaltando que somos uma instituição com mais de 20 anos trabalhando ao lado do empresariado brasileiro, para gerar valor para os compradores internacionais e também buscando oportunidades de atração de investimentos estrangeiros. Somos a agência oficial para esses negócios internacionais, trabalhando com os mais diferentes mercados”.

Mariele Christ, que  trabalha com a promoção de exportações dentro da Apex-Brasil, explicou que a agência orienta as empresas para que estejam mais preparadas para o mercado internacional e oferecendo qualificação neste momento tão importante. São programas de qualificação, oficinas competitivas, cursos de estratégia, seminários, design E-xport e Programa E-xport. No que diz respeito ao setor de petróleo e gás, a agência atende atualmente 149 empresas.

Investimento estrangeiro

A promoção do Brasil e o apoio ao investidor estrangeiro foi o tema de Carlos Padilha. Segundo ele, a Agência, em relação ao investidor estrangeiro, busca se posicionar como ponto de referência para a realização destes negócios. A One Stop Business Shop, nova plataforma do investidor, oferece consultoria especializada para a tomada de decisão, análise de setores e tendências de mercado, oportunidades de parcerias e uma rede de contatos público e privado.

Padilha apresentou ainda resultados do Invest in Brasil na área de óleo e gás. “Nos dois últimos anos, nós conseguimos atender mais de 40 empresas internacionais, mais de 50 empresas nacionais, e promovemos mais de 70 agendas de matchmaking, e com notícias de que 10 delas foram concretizadas”, afirmou.

Mercado da indústria de P&G

O consultor da Apex-Brasil, Ronaldo Martins,  apresentou números que demonstram o tamanho e o potencial do mercado de petróleo e gás no Brasil. De acordo com ele, o país produz 3.64 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) e conta com 14 bilhões boe em reservas provadas, o que exemplifica o grande potencial no setor.

Já no cenário do gás, Martins conta que o Brasil tem grande potencial para se desenvolver. “A produção irá mais que dobrar até 2030 e o Estado está trabalhando para viabilizar a monetização deste gás”. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre a Agência? Acesse https://portal.apexbrasil.com.br/

 

Últimas notícias

  1. Inspeção veicular em pauta

    Leia

  2. Sociedade, indústria e comunidade acadêmica conectadas

    Leia

  3. Tributos e Encargos do Setor Elétrico Brasileiro

    Leia

  4. Japão e Brasil: uma parceria histórica que ainda tem muito para crescer

    Leia

  5. Equipe do SESI/SENAI São Gonçalo do Sapucaí organizou torneio amistoso de robótica

    Leia

  6. Entenda como a indústria gera desenvolvimento e empregos e chega até à mesa dos mineiros

    Leia

  7. Produtores da cana-de-açúcar lançam campanha para conter o risco dos incêndios rurais

    Leia

  8. Flávio Roscoe e Marcos Cintra debatem possibilidades para reforma tributária

    Leia