Notícia

Assessora da presidência recebe reconhecimento do governo federal

Trabalho do Centro Internacional de Negócios, liderado por Martha Lassance, é premiado com a Ordem de Rio Branco

Instituída pelo governo federal, por meio do Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, a Ordem de Rio Branco reconhece práticas honrosas realizadas, por brasileiros ou estrangeiros, destacando serviços meritórios e virtudes cívicas realizadas por pessoas físicas ou jurídicas à favor das relações internacionais do país. 

A condecoração é entregue junto à formatura dos alunos do Instituto Rio Branco e celebra o patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco. A cerimônia que tradicionalmente acontece em abril, em homenagem ao Dia do Diplomata, foi adiada em razão da pandemia de COVID-19 e ocorreu no dia 15 de outubro, em Brasília. 

Este ano, a assessora da Presidência, Martha Lassance, foi uma das agraciadas com a honraria, que também contou com condecoração do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux e de alguns ministros do atual governo, como Milton Ribeiro (Educação), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e José Levi (Advocacia-Geral da União). "São coisas que emocionam. Eu sempre fui muito idealista e a possibilidade de melhorar a sociedade sempre determinou a minha trajetória. Esse reconhecimento é mais uma pedrinha que integra o conceito que a FIEMG vem formando, inclusive em Brasília", diz Martha Lassance. 

O reconhecimento consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela área internacional e estratégica da FIEMG, que já há algum tempo é parceira em diversas ações do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (EREMINAS)

A cooperação da FIEMG para o desenvolvimento das relações exteriores do país ganhou ainda mais destaque em 2020, com o Ciclo de Conferências - A Nova Política Externa Brasileira, uma demanda da FIEMG junto ao Ministério das Relações Exteriores e da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), que tem como proposta aproximar a comunidade industrial mineira das principais discussões da política externa do Brasil.

As conferências tiveram início em setembro e estão previstas para acontecer até dezembro de 2020. As atividades contam com a participação de diversas autoridades políticas e empresariais do país, inclusive diplomatas do Itamaraty, que abordam temas como: comércio mundial; negociações bilaterais e regionais nas Américas, incluindo MERCOSUL, América do Sul, Estados Unidos, México, Canadá e outros parceiros nas Américas; negociações bilaterais com a Ásia, Pacífico e Rússia, incluindo China, Índia, Japão, Coreia, ASEAN e outros parceiros da região; relações do Brasil com países da Europa, da África; e do Oriente Médio. 

"Essa homenagem é ao trabalho inovador que a FIEMG vem desenvolvendo ao integrar o setor industrial às pautas das relações exteriores do país. A medalha cristaliza que o governo federal também está dando importância para as nossas questões", afirma Lassance.

A próxima palestra do Ciclo de Conferências - A Nova Política Externa Brasileira será realizada no dia 27/10, às 18h, e o convidado será o ministro Carlos Luís Dantas Coutinho Perez, diretor do Departamento de México, Canadá, América Central e Caribe, que terá como tema as relações comerciais com esses países e continente. Os demais eventos serão realizados nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º, 8, 15 e 17 de dezembro. As transmissões sempre acontecem pela FIEMG WebTV. 

A Ordem de Rio Branco - A condecoração é dividida em dois quadros: ordinário, composto por diplomatas da ativa; e suplementar, que reúne diplomatas aposentados, pessoas físicas e jurídicas nacionais ou estrangeiras. A Ordem de Rio Branco conta com cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa.

O conselho da condecoração é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo ministro das Relações Exteriores, chanceler da Ordem, pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério.

Últimas notícias

  1. PL que isenta energia renovável do ICMS avança para 2º turno

    Leia

  2. Empresários: contratem os melhores do mercado

    Leia

  3. SESI Cultura é 360º

    Leia

  4. Mineração muda forma de fazer negócios e acena com investimentos de US$ 37 bilhões

    Leia

  5. Conselho de Educação e Treinamento conhece plano de retomada do SENAI

    Leia

  6. Calendário da indústria 2021

    Leia

  7. Fique na moda e economize com o Bazaar

    Leia

  8. Novas tendências de consumo pós-covid é tema do podcast nesta semana

    Leia