Notícia

Aumento da taxa SELIC é visto com preocupação pelo setor produtivo

Decisão é mais um indicativo de que a elevação dos juros seguirá refreando a atividade econômica

A decisão de elevação da taxa SELIC de 5,25% para 6,25% ao ano é recebida com preocupação pela FIEMG. O aumento de 1 ponto percentual da SELIC é mais um indicativo de que a elevação dos juros seguirá refreando a atividade econômica.

A fraqueza da retomada econômica está refletida no PIB do segundo trimestre, que veio com um resultado abaixo das expectativas, e no mercado de trabalho, que registra uma taxa de desemprego em patamar historicamente elevado, com mais de 14,6 milhões de desempregados. A indústria enfrenta dificuldades para manter os níveis de produção em decorrência da interrupção das cadeias globais de oferta e pela falta de insumos. Prospectivamente, a crise hídrica e a possibilidade de racionamento energético são riscos cada vez mais latentes à atividade econômica.

No cenário externo, a redução nos preços das commodities alimentícias e industriais e a estabilidade da taxa de câmbio limitam os repasses dos preços internacionais para o mercado doméstico, descomprimindo a inflação.

É prudente que haja uma reavaliação da velocidade do processo de normalização monetária nas próximas reuniões do COPOM. A elevação da taxa de juros agrava o cenário prospectivo e coloca em risco a recuperação da atividade econômica, com efeitos diretos sobre a retomada do emprego e da renda em 2021 e em 2022.

Últimas notícias

  1. Resultado do Programa FC Desafio 2021

    Leia

  2. O Grande Encontro da qualidade

    Leia

  3. Presidente da FIEMG fala a empresários da Zona da Mata sobre importância do associativismo

    Leia

  4. Situação econômica é debatida em reunião de presidentes de Sindicatos da Zona da Mata com Flávio Roscoe

    Leia

  5. FAPI é principal ganhador do prêmio Gestão Ambiental 2021

    Leia

  6. Industriais mineiros mantêm confiança pelo 15º mês seguido

    Leia

  7. Venda Mais Virtual FIEMG apresenta tecnologia para tratamento de resíduos

    Leia

  8. Sindivest-JF celebra 55 anos de história

    Leia