Notícia

Câmara da Indústria de Alimentos compartilha atualizações do setor

Normas trabalhista durante a pandemia e informes técnicos foram pauta da reunião

No dia 19/08, a Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG realizou sua reunião mensal. No encontro, conduzido de forma remota, o presidente do Colegiado, Mário Morais Marques, agradeceu a disponibilidade dos participantes e disse que o debate é essencial. “É uma reunião importante para nos atualizamos sobre o setor da alimentação”.

Marques destacou ainda o papel da Federação no enfrentamento da pandemia da Covid-19. “A FIEMG, liderada pelo presidente Flávio, está fazendo um bom trabalho ao entregar centenas de respiradores fabricados aqui no estado para cidades que necessitam. É um produto de alta tecnologia e que serve de motivação para todos nós”, reforçou o empresário, se referindo aos 1.600 ventiladores mecânicos doados ao governo de Minas, em 14/08.

Riscos de autuações

Erika Morreale, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIEMG, falou sobre a Portaria 20 – Nova NR da Covid-19. Segundo ela, a portaria é complexa, porém é possível enxergar grandes oportunidades. “Temos que atuar para prevenir, controlar e mitigar os riscos de transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho e tudo deve ser realizado sob a ótica da razoabilidade. É preciso ter em mente que, tudo que as empresas já fizeram ou pretendem fazer para prevenção, deve ser materializado com provas documentais”, orientou Morreale.

Já o analista de Tecnologia do Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do CIT SENAI FIEMG, Humberto Vinicius Faria Cunha, reforçou orientações e normas da Anvisa e esclareceu também questões acerca da notificação chinesa em relação à carne de frango brasileira. “Até o momento, o Ministério da Agricultura não foi notificado pelas autoridades chinesas sobre a ocorrência. Mas o ministério ressalta que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação e Organização Mundial da Saúde, não há comprovação científica de transmissão do novo coronavírus a partir de alimentos ou embalagens de congelados. Precisamos trabalhar com cautela”, enfatizou Cunha.

A reunião contou ainda com a apresentação de Humberto Noronha, presidente do Conselho FIEMG Jovem, que mostrou a nova identidade visual do conselho, da assessora Jurídica da Amipão, Amanda Batista, que falou sobre feiras virtuais e ainda da pesquisadora em Tecnologia do Instituto de Tecnologia em Meio Ambiente do CIT SENAI FIEMG, Marina Andrade Maria.

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia