Notícia

Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG realiza primeira reunião do ano

Encontro virtual contou com a participação de empresários da cadeia de alimentação de Minas Gerais

Foto: Portal da Confederação Nacional das Indústrias (CNI)

“O trabalho tem que continuar e precisamos trazer informações para fortificarmos nossas estruturas” afirmou Mário Morais Marques, presidente da Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG, na abertura da primeira reunião do ano do colegiado. O evento, on-line, foi realizado no dia 1/06 e contou com a participação de empresários da setor de alimentação de Minas Gerais. “Diante do contexto da crise causado pelo coronavírus, precisamos mudar o nosso modo de agir. Temos que pensar em médio e longo prazo, pois essa situação irá durar por tempo indeterminado”, afirmou Marques.


A pauta do encontro tratou de diversos assuntos, como as feiras virtuais, abordado por Winicius Segantine Dantas, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (Sip) e da Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip), que juntos formam a Amipão, e Amanda Batista, assessora jurídica da entidade. “Já estávamos trabalhando na possibilidade de feiras virtuais e agora, diante deste quadro, o processo se acelerou”, afirmou Dantas. Já a assessora jurídica lembrou que o mundo está mudando rapidamente e que, para muitos segmentos, os eventos on-line são uma realidade. “Devido ao baixo custo, essa modalidade pode ser uma grande oportunidade de negócios”, pontuou Batista.

Morgana Zimmermann, pesquisadora líder de Alimentos do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG (CIT SENAI FIEMG), discorreu sobre o Decreto nº 4.680/2003, dentre outros assuntos. Segundo Zimmermann, o decreto obriga que a presença transgênica,  em qualquer percentual,  no alimento ou nos ingredientes alimentares postos em circulação deve constar obrigatoriamente no rótulo do produto embalado. “Essa norma também é válida para produtos a granel ou in natura”, afirmou explicando que a carne de animais que são alimentados por transgênicos também devem constar na embalagem. “É o caso de galinhas e porcos que consomem milhos modificados”, exemplificou a pesquisadora líder.

Mantendo a decisão sobre a legislação que obriga a rotulagem de alimentos que contenham trasgênicos

 

A Consultoria Digital em Segurança e Saúde no Trabalho oferecida pelo SESI para as indústrias foi apresentada por Carla Sirqueira, gerente do Centro de Inovação em Ergonomia SESI. O serviço possibilita que as empresas recebem uma consultoria sobre ações de prevenção e a disseminação do coronavírus. Entre as questões abordadas na consultoria estão as formas de comunicação e orientação aos funcionários, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual, protocolos para evitar aglomeração e monitoramento da saúde dos trabalhadores.

 

Marco Túlio Manzi de Souza, analista da Gerência de Atração de Investimentos da FIEMG, apresentou o Portal de compras FAEMG . “Todas as industrias associadas à FIEMG serão fornecedoras, fortalecendo a cadeia produtiva”, afirmou Souza. Para o analista, Minas Gerais compra muito de outros estados e o Portal de compras FAEMG irá aumentar os negócios no território mineiro, tornando as empresas mais competitivas, aumentando a arrecadação e gerando mais empregos no estado. “Para isso, estamos mapeando toda a nossa cadeia produtiva ”, esclareceu o analista. Dentre as vantagens do portal estão o ambiente de negócios ágil, redução de custos logísticos, aumento do associativismo e fortalecimento da cadeia produtiva.

As mudanças no Programa FIEMG Competitiva foi o tema da apresentação de Thadeu Chaves Tolentino, gerente de Projetos para a Indústrias da FIEMG. O programa, devido ao isolamento social causado pela Covid-19, passou por uma reestruturação e está oferecendo para as indústrias treinamentos e assessorias on-line em três eixos temáticos: Finanças, Gestão e Mercado. A metodologia oferecida vai de lives até assessorias virtuais. “As aulas são temáticas e servem para nivelar o conhecimento dos participantes, sempre aliando a prática com a apresentação de novas ferramentas. Nosso objetivo é auxiliar as empresas a resolverem problemas pontuais”, finalizou Tolentino.

Últimas notícias

  1. Pelo desenvolvimento de Minas Gerais

    Leia

  2. Confiança dos industriais mineiros recua pela quinta vez seguida

    Leia

  3. Inovação e sustentabilidade como estratégias para a competitividade

    Leia

  4. Afeto e carinho para aquecer os corações

    Leia

  5. Gestão sustentável: é possível ter empresas lucrativas e conservar o planeta

    Leia

  6. FIEMG pede urgência na implantação de medidas que recuperem a economia

    Leia

  7. Sindivest-JF participa de campanha da FIEMG e doa capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  8. Governo de MG debate diretrizes da liberdade econômica na área ambiental em webinar

    Leia