Notícia

Câmera térmica identifica possíveis trabalhadores com febre

Uso da tecnologia na indústria é uma das ações do Centro de Inovação em Ergonomia no combate ao novo coronavírus

O Centro de Inovação em Ergonomia (CIS Ergo), localizado no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI (CIT SENAI FIEMG), em Belo Horizonte, está apoiando a indústria no combate ao novo coronavírus. O CIS Ergo inicou uma ação na indústria Vale do Sol com o uso da câmera térmica para a identificação rápida e assertiva de possíveis trabalhadores com febre.

De acordo com Carla Sirqueira, gerente do Centro de Inovação em Ergonomia, os trabalhadores são avaliados no início da jornada e a identificação de febre com a câmera térmica apoia a indústria na tomada de decisão quanto o acolhimento desse industriário.

Além de apoio nas questões preventivas, também está sendo realizada ação corretiva dentro da indústria. Com o objetivo de apoiar nessa fase que são necessárias adequações tanto no aspecto físico quanto organizacional, o CIS Ergo realiza ajustes ergonômicos e de distacimento no layout das empresas e no processo produtivo para alinhar a produtividade ao número de trabalhadores atuais na indústria, visando atender as orientações de saúde da Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). São ajustes que a Ergonomia propõe para garantir a saúde dos empregados.

"A Ergonomia é uma ciência que estuda adaptação do trabalho ao homem e, nesse cenário que estamos passando, pode ajudar nas adaptações físicas e organizacionais das empresas. Mudanças de layout para atender não só questões da saúde, mas para adaptar ao contingente atual de trabalhadores sem que haja sobre carga física e nem mental, por exemplo", afirma Sirqueira. Além disso, a gerente ressalta que o CIS Ergo adaptou a tecnologia da câmera térmica para atender à demanda emergencial das indústrias.

Carla Sirqueira lembra que as orientações para o trabalho em home office são fundamentais para evitar não só desconforto físico, mas problemas mentais, como estresse, ansiedade e depressão. "A casa terá novo resignificado e isso requer habilidade de organização da nova rotina e a Ergonomia organizacional atua exatamente com isso", diz. Na próxima semana, a partir do dia 27/04, as ações vão acontecer na AngloAmerica, em Conceição do Mato Dentro.

As indústrias que queiram a consultoria em ergonomia para reorganizar seus processos produtivos, com apoio para organizar trabalhos home office e o uso da câmera térmica podem entrar em contato pelo (31) 3489-2060.

Últimas notícias

  1. Workshop "Fortalecimento de Representação do Setor Produtivo nos Comitês de Bacias Hidrográficas”

    Leia

  2. Segunda edição do Encontro Nacional de Jovens Industriais está com inscrições abertas

    Leia

  3. CIEMG realiza reunião e apresenta importância da sustentabilidade em empresas

    Leia

  4. Projeto de educação financeira do SESI Barbacena arrecada mais de R$ 2 mil

    Leia

  5. Feira da Moda movimentou Taiobeiras, no Norte de Minas

    Leia

  6. SENAI Minas é premiado no Top Lean 2021 com 20 projetos educacionais

    Leia

  7. Minas Gerais: o estado da Moda

    Leia

  8. FIEMG divulga a programação da 26ª edição do Minas Trend

    Leia