Notícia

Câmera térmica identifica possíveis trabalhadores com febre

Uso da tecnologia na indústria é uma das ações do Centro de Inovação em Ergonomia no combate ao novo coronavírus

O Centro de Inovação em Ergonomia (CIS Ergo), localizado no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI (CIT SENAI FIEMG), em Belo Horizonte, está apoiando a indústria no combate ao novo coronavírus. O CIS Ergo inicou uma ação na indústria Vale do Sol com o uso da câmera térmica para a identificação rápida e assertiva de possíveis trabalhadores com febre.

De acordo com Carla Sirqueira, gerente do Centro de Inovação em Ergonomia, os trabalhadores são avaliados no início da jornada e a identificação de febre com a câmera térmica apoia a indústria na tomada de decisão quanto o acolhimento desse industriário.

Além de apoio nas questões preventivas, também está sendo realizada ação corretiva dentro da indústria. Com o objetivo de apoiar nessa fase que são necessárias adequações tanto no aspecto físico quanto organizacional, o CIS Ergo realiza ajustes ergonômicos e de distacimento no layout das empresas e no processo produtivo para alinhar a produtividade ao número de trabalhadores atuais na indústria, visando atender as orientações de saúde da Occupational Safety and Health Administration (OSHA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). São ajustes que a Ergonomia propõe para garantir a saúde dos empregados.

"A Ergonomia é uma ciência que estuda adaptação do trabalho ao homem e, nesse cenário que estamos passando, pode ajudar nas adaptações físicas e organizacionais das empresas. Mudanças de layout para atender não só questões da saúde, mas para adaptar ao contingente atual de trabalhadores sem que haja sobre carga física e nem mental, por exemplo", afirma Sirqueira. Além disso, a gerente ressalta que o CIS Ergo adaptou a tecnologia da câmera térmica para atender à demanda emergencial das indústrias.

Carla Sirqueira lembra que as orientações para o trabalho em home office são fundamentais para evitar não só desconforto físico, mas problemas mentais, como estresse, ansiedade e depressão. "A casa terá novo resignificado e isso requer habilidade de organização da nova rotina e a Ergonomia organizacional atua exatamente com isso", diz. Na próxima semana, a partir do dia 27/04, as ações vão acontecer na AngloAmerica, em Conceição do Mato Dentro.

As indústrias que queiram a consultoria em ergonomia para reorganizar seus processos produtivos, com apoio para organizar trabalhos home office e o uso da câmera térmica podem entrar em contato pelo (31) 3489-2060.

Últimas notícias

  1. FIEMG sediará Encontro Econômico Brasil-Alemanha em 2022

    Leia

  2. Aluno do SESIMINAS é premiado como melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville

    Leia

  3. Se estuda no SESI, tem poder de escolha no futuro

    Leia

  4. Interatividade e modernidade a serviço do conhecimento

    Leia

  5. Com apoio da FIEMG, Silemg e SindBebidas obtêm vitória judicial a respeito da Norma nº 13

    Leia

  6. Programa de Estágio Aperam 2022: inscrições a partir de 13 de outubro

    Leia

  7. Combater violência contra a mulher permitiria ao Brasil incrementar PIB em R$ 214,4 bilhões

    Leia

  8. Governo e setor produtivo unidos por um estado com mais segurança pública

    Leia