Notícia

CIEMG realiza reunião e apresenta importância da sustentabilidade em empresas

Gerente de Responsabilidade Social da FIEMG, Luciene Araújo, falou sobre ESG; e empresário Guilherme Filho, da 2WEnergia, falou sobre energia renovável

Reprodução/ Teams

Como forma de estimular a oferta de capacitação aos associados sobre temas de alta relevância no mercado atual, o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) realizou, nesta segunda-feira (25), reunião mensal ordinária com a participação de representantes de iniciativas que apoiam a operacionalização sustentável de negócios.

A sessão foi aberta pelo presidente do CIEMG, Fabio Sacioto, que aprovou a Ata da reunião anterior, ocorrida no último dia 27 de setembro, e trouxe os relatórios financeiros da instituição, bem como os dados de balanço patrimonial, além do número atualizado de associados do último mês.

Sacioto também divulgou fotos das obras de melhorias na sede do CIEMG; do andamento de parcerias com empresas e universidades, como a PUC Minas; e do termo de cooperação com a Prefeitura de Contagem para os avanços no ambiente de negócios com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O presidente também pediu aos diretores presentes na reunião que estudem e desenvolvam uma proposta de lei para amenizar o impacto da cobrança do IPTU na cidade. Outros temas também foram falados e registrados em ata.

ESG

Com foco no aprimoramento dos empresários associados ao CIEMG, a reunião contou com a participação da gerente de Responsabilidade Social da FIEMG, Luciene Araújo, que apresentou a necessidade de que as empresas, independentemente do tamanho delas, invistam e apliquem os conceitos do ESG.

O ESG (Environmental, Social and Governance, no inglês; ou ASG, Ambiental, Social e Governança, em português) é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que entregam operações industriais de forma sustentável, incluindo o associativismo, como o existente no CIEMG. Conforme Luciene, a cooperação tornou-se ainda mais necessária em cenário pós-pandemia.

“Os pequenos e médios negócios têm dúvidas se ESG é para eles. E é. Todas as empresas desempenham um papel fundamental para alcançar esse desenvolvimento sustentável. E nós temos que ajudar essas empresas a pensar com esse olhar, a colocar a sustentabilidade como prioridade na forma de gerir os negócios, e não mais à margem”, explicou Luciene.

A especialista lembrou que a FIEMG oferece apoio robusto para os empresários fazerem a transição para a jornada ESG, incluindo consultorias, capacitações, com cursos básicos e avançados, presenciais e virtuais, para que as empresas possam se adequar à tendência.

Luciene ainda apresentou as vantagens de um negócio que funciona com base no ESG, sendo elas o aumento da produtividade, com funcionários mais motivados e que acreditam no propósito da empresa; redução de custos; possibilidade de crescimento de receita, atraindo clientes B2B e B2C, com produtos mais sustentáveis; atração de talentos por meio de maior credibilidade social, e redução da rotatividade; possibilidade de ganhar subsídios e apoio governamental; entre outros.

Energia renovável

O empresário Guilherme Ribeiro dos Santos Filho, da empresa de energia 2WEnergia, também participou da reunião ordinária do CIEMG. O gestor apresentou os conceitos de mercado livre de energia, situação em que o consumidor tem liberdade para negociar com os fornecedores de energia, conseguindo redução de custo, previsibilidade orçamentária, energia limpa e mais tecnologia.

“Com a livre concorrência, o cliente pode negociar as condições de energia elétrica de acordo com seu perfil de consumo. Sempre fazemos a analogia desse modelo com o de telefonia atualmente no Brasil, em que a pessoa pode ter acesso a diferentes opções e escolher a que melhor se encaixa à sua realidade”, pontua Guilherme, da 2WEnergia.

Segundo ele, a empresa possui 14 anos de atuação, tendo gerado mais de 2GW de projetos de geração próprios (parques solares e eólicos), com mais de 2.100 clientes ativos.

Últimas notícias

  1. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  2. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  3. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  4. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  5. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  6. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  7. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  8. Codese BH recebe adesão oficial de 75 entidades na próxima terça-feira (30)

    Leia