Notícia

CIT SENAI FIEMG é selecionado para realizar diagnóstico molecular da COVID-19

Unidade mineira foi aprovada no edital para formação da rede SENAI BioMolecular

O CIT SENAI FIEMG foi um dos selecionados no edital para formação de rede SENAI BioMol. A unidade mineira está capacitada para realização de exames de diagnóstico RT-PCR, que detecta o novo coronavírus. O laboratório está em fase de implantação e vai começar a operar no fim de julho. 

Para controlar a pandemia da doença, existe a necessidade de testagem em massa (testes rápidos portáteis e laboratoriais) para detecção precisa do SARS-CoV-2 e as estruturas laboratoriais atuais não têm sido suficientes para atender a demanda por diagnósticos RT-PCR no país. A estruturação de uma rede complementar de laboratórios tornou-se extremamente necessária para apoiar uma retomada gradual e segura das atividades produtivas.

Atualmente a capacidade é de 900 testes / dia em unidades do SENAI na Bahia e no Rio de Janeiro. Com aprovação de nove propostas de outros institutos para a formação da Rede SENAI BioMolecular, a capacidade mínima vai para 11.000 testes / dia em todo o país.

Segundo Morgana Zimmermann, pesquisadora do Instituto de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do CIT SENAI FIEMG, é grande a demanda no estado, por parte das indústrias, na detecção do diagnóstico da COVID-19 por PCR. "Este tipo de exame mostra desde o início se a pessoa já contraiu a doença, mesmo sem ter apresentado sintomas, e se já está imune. É o mais preciso atualmente", afirma.

De acordo com a pesquisadora, o laboratório que está sendo implementado no CIT SENAI FIEMG, é desenvolvido em uma estrutura já existente, precisando de poucas alterações. Em breve vai estar atendendo a indústria no diagnóstico da COVID-19 por PCR. "Outros métodos disponíveis no mercado apresentam o diagnóstico após alguns dias das pessoas terem contraído o vírus. Isso faz com que ela já possa ter disseminado a doença para outras pessoas", diz Zimmermann.

Com a realização precisa do diagnóstico da COVID-19, o SENAI está apoiando a retomada gradativa da atividade industrial.

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia