Notícia

Com o FAPI, sua empresa fica por dentro das melhores práticas ambientais

A SEMAD, PMMG e FIEMG, desenvolvem um Programa para difundir as melhores práticas ambientais e a regularização das indústrias

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG, tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. O evento de abertura da edição 2021 será realizado dia 6/05, às 14h, com transmissão via teams. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

 “O FAPI visa ampliar a competitividade da indústria, aliando-a a regularização ambiental”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “É a oportunidade também de se empreender com as melhores práticas ambientais”, ressalta. Os analistas ambientais da FIEMG, quando solicitados pelas empresas, farão a verificação da situação atual da atividade, e a elaboração de um plano de ação para regularizar e adequar o sistema de gestão ambiental do empreendimento às legislações ambientais aplicáveis.

 O gestor explica que, o empreendedor poderá acessar a Plataforma FAPI e realizar sua inscrição para participação nos Workshops Orientativos. Soares ainda pontua que, 90 dias após  os workshops, a SEMAD e a PMMG darão início a fiscalização ambiental preventiva.

As empresas que aderirem ao FAPI terão acesso ao Selo Digital de empresa participante, após comprovada as adequações ambientais necessárias.

 Segundo Soares, a SEMAD e a PMMG, com base em seus planejamentos anuais estratégicos, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva. Para 2021, foram escolhidas as atividades de tratamento químico de madeira, fabricação de cerveja, fabricação de sucos e refrigerantes, abate de animais, industrialização da carne e processamento de subprodutos.

 Quer saber mais sobre o FAPI? Clique NESTE LINK e saiba tudo o que o Programa tem a oferecer.

 

Últimas notícias

  1. Rentabilidade de setor de obras industriais pode seguir em queda neste ano

    Leia

  2. FIEMG promove rodada virtual de negócios internacionais

    Leia

  3. Venha fazer bons negócios comprando direto da indústria

    Leia

  4. Inovação e tecnologia para a indústria automobilística com DNA brasileiro

    Leia

  5. O desenvolvimento socioeconômico como alavanca para a preservação ambiental

    Leia

  6. Alunos se preparam para o Torneio SESI de Robótica FLL - Regional MG

    Leia

  7. Workshop Impactos do PDL Horário

    Leia

  8. Últimos dias para se inscrever nos cursos da Escola SENAI para o Audiovisual

    Leia