Notícia

Como as empresas devem estar preparadas para a retomada das atividades

Medidas preventivas no trabalho contra a Covid-19 são abordadas em palestra do FIEMG Competitiva

As empresas precisam estar preparadas para a retomada das atividades após o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. É necessário adotar procedimentos de segurança que garantam a saúde de seus funcionários.

Para esclarecer diversas normas que as empresas precisam cumprir para voltar a rotina, o programa FIEMG Competitiva, em parceria com diversos sindicatos empresariais, promoveu nesta quarta-feira, dia 29/7, a palestra on-line "Retorno das atividades: Riscos de autuações ‘Nova NR’ Covid-19".

Érika Morreale, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIEMG, apresentou os principais pontos da Portaria Conjunta Nº 20, de 18 de junho de 2020, apelidada de "Nova NR" Covid-19. Esta portaria estabelece as medidas a serem observadas pelas organizações visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 em ambientes de trabalho em funcionamento, de forma a preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, os empregos e a atividade econômica.

"A Portaria 20 é uma medida complementar a todas as demais Normas de SST vigentes. Na prática, sob a ótica trabalhista, trata-se de uma ‘nova NR’. Tem força de lei, traz inúmeras obrigações aos estabelecimentos e os coloca em posição de irregularidade sujeito a sanções caso não as cumpra", ressalta Morreale.

Estão previstas como medidas gerais: as organizações devem estabelecer e divulgar orientações ou protocolos aos empregados com a indicação das medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho; a conduta em relação aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 e seus contatantes; instruções sobre higiene e etiqueta respiratória; distanciamento social; EPI e outros equipamentos de proteção e adoção da testagem em massa.

Fernanda Cardoso Zanetti, coordenadora de Promoção da Saúde do SESI, apresentou o serviço de Consultoria Digital fornecido paras as indústrias pelo SESI-MG. As empresas precisam estar preparadas em relação aos casos suspeitos e confirmados; sobre a higiene das mãos e etiqueta respiratória; a aplicação de medidas do distanciamento social; a higienização, ventilação, limpeza e desinfecção dos ambientes; a conduta em relação aos trabalhadores do grupo de risco; fornecimento e fiscalização dos equipamentos de proteção individual; o uso de vestiários e refeitórios; a utilização do transporte de trabalhadores fornecido pela organização e a oferta de teste rápidos para os empregados.

FIEMG Competitiva - A palestra online faz parte da reformulação do programa FIEMG Competitiva que, neste momento de crise causada pela Covid-19, leva de maneira virtual, informações técnicas para os empresários.

Fundamental para a manutenção da competitividade da indústria mineira, o programa está oferecendo um conjunto de ações inéditas em três eixos temáticos fundamentais: Finanças, Gestão e Mercado. As empresas terão assessorias individuais, além de atendimento coletivo ilimitado por meio de palestras e aulas on-line.

De acordo com Thadeu Neves, gerente de Projetos para a Indústria da FIEMG, o programa oferece três novas assessorias ligadas ao tema: Protocolos de Prevenção ao Coronavírus - Saúde e Segurança do Trabalho (SST); Apoio à criação de Plano Preventivo dos Riscos Psicossociais e Ergonomia em Home Office.

O FIEMG Competitiva é voltado para indústrias associadas aos sindicatos empresariais filiados à Federação mineira. Entretanto, as empresas não associadas podem participar e, para isso, basta procurar o sindicato de seu respectivo setor. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Se tiver interesse em receber o material apresentado pode solicitar enviando e-mail para competitiva@fiemg.com.br

foto.png

Galeria

Últimas notícias

  1. Novos hábitos de consumo traz impacto positivo para a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

    Leia

  2. Especialistas debatem principais impactos da MP 998 para consumidores de energia

    Leia

  3. Industria 4.0 em foco

    Leia

  4. Cemig e FIEMG promovem webinar

    Leia

  5. “A diplomacia busca a transformação do Brasil”, afirma Ernesto Araújo

    Leia

  6. FIEMG faz doação de quartos de CTI completos para Hospital São João de Deus

    Leia

  7. Apoiando as indústrias além das Gerais

    Leia

  8. Conselho de Inovação e Tecnologia recebe presidente do CNPq

    Leia