Notícia

Como avaliar se sua empresa está pronta para exportar

Webinar explica passo a passo da jornada da exportação para empresas brasileiras

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, em parceria com a FIEMG, promoveram nesta quarta-feira, dia 3/06, às 11h, o Webinar "Exportação na prática - Procedimentos e Operações".

Para enfrentar um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo, a exportação se torna um caminho importante na busca por um lugar privilegiado no mercado. Ao incluir o mercado externo em suas atividades, as empresas ampliam a competitividade, geram ganhos de escala produtiva e, consequentemente, aperfeiçoam seu processo produtivo.

No âmbito do convênio entre a três entidades para aprimoramento das competências das empresas brasileiras em seu processo de internacionalização, estão contempladas iniciativas que abrangem desde a sensibilização em temas estratégicos até capacitações e consultorias especializadas. O convênio tem vigência de 36 meses (novembro de 2019 a novembro de 2022) e traz neste momento de apoio às empresas na identificação de soluções alternativas aos seus negócios, uma série de webinars com especialistas em comércio exterior. Estes encontros têm como objetivo difundir os conhecimentos sobre exportação e internacionalização, a fim de mostrar aos participantes que a exportação é um importante e promissor caminho para os negócios da empresa e o cenário atual é favorável e demanda a abertura de novos conhecimentos e novas práticas.

Segundo um estudo elaborado pelo Sebrae, hoje no Brasil as micro, pequenas e médias empresas correspondem a 99% das empresas privadas do país, 55% dos empregos com carteira assinada, 30% do PIB, porém apenas 41% dessas empresas são exportadoras, sendo que a média no mundo é de aproximadamente 70%. "Portanto é imprescindível que as MPME's se preparem sobre o passo a passo da exportação, em um momento em que o câmbio alto favorece em muito estas negociações", afirma Rebecca Macedo, gerente do Centro Internacionais de Negócios da FIEMG.

A concretização de negócios internacionais, porém, envolve um número grande de operações e procedimentos, que sem o devido conhecimento, podem se transformar em obstáculos para o alcance dos objetivos propostos.

Durante o encontro virtual, os palestrantes Leonardo Schimidt, da Interfreight Logistics e Miriam Kovacs, da M2K Consultoria em Comércio Exterior, com a moderação de Andrea Ramírez, do Sebrae Nacional, deram dicas e exemplos práticos para começar a sua jornada exportadora. Quais procedimentos as empresas têm que ter; plano de negócios, conhecimento de legislação e ferramentas de comércio exterior, adqueção do produto, pesquisa de mercado foram temas debatidos no webinar.

Sem-t-tulo.png

O próximo encontro está previsto para o dia 10/06, com o tema "Precificação e boas práticas na negociação internacional".

Os interessados em mais informações sobre as iniciativas deste convênio e outros temas relacionados ao comércio exterior devem contatar o Centro Internacional de Negócios da FIEMG, por meio dos telefones: 3263-4730 / 4728 ou e-mails: consultoriacin@fiemg.com.br  l pcomercial@fiemg.com.br 

Últimas notícias

  1. Confiança dos industriais mineiros recua pela quinta vez seguida

    Leia

  2. Inovação e sustentabilidade como estratégias para a competitividade

    Leia

  3. Afeto e carinho para aquecer os corações

    Leia

  4. Gestão sustentável: é possível ter empresas lucrativas e conservar o planeta

    Leia

  5. FIEMG pede urgência na implantação de medidas que recuperem a economia

    Leia

  6. Sindivest-JF participa de campanha da FIEMG e doa capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  7. Governo de MG debate diretrizes da liberdade econômica na área ambiental em webinar

    Leia

  8. Negócios com a Rússia e a Ásia Central

    Leia