Notícia

Conselho da FIEMG apresenta portal sobre obras estruturantes

Em reunião, colegiado debateu ainda licitações e contratos, além de agência de transporte em MG

Fotos: Franco Serrano

Site para disponibilizar informações diversas a respeito de obras estruturantes no estado, lei sobre licitações e contratos com a administração pública e agência reguladora de transportes. Temas relevantes e relacionados à indústria foram debatidos na reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIEMG, na terça-feira (24), na sede da Federação.

Em fase de implantação, o colegiado vai disponibilizar para o público um portal de acompanhamento de intervenções estaduais e federais de infraestrutura no estado que estejam em andamento. A página, detalha o presidente do Coinfra, Emir Cadar Filho, vai reunir também informações sobre editais, projetos, concessões, parcerias público-privadas e situação das obras, com a possibilidade de atualização.

Criado pelo gerência de Consultoria para Negócios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o portal será dividido nos módulos ferrovia, rodovia, aeroporto e saneamento. "O conselho vai oferecer para a sociedade e o empresariado uma ferramenta útil em que o cidadão vai pesquisar sobre um determinado empreendimento, desde a concepção do projeto até a execução da obra", afirmou Cadar, informando ainda que a página terá um link no portal da FIEMG.

Analista ambiental do IEL, Rafaela Borges, que está participando da produção e implantação do site, explicou que a prospecção das informações ocorre junto a órgãos públicos e o setor privado. "Fazemos o filtro de todos os dados. Em seguida, o tratamento deles com o auxílio de softwares e, por fim, a consolidação".

Contratação

A Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios, foi debatida a partir da exposição da advogada e professora Cristina Fortini. Segundo ela, a legislação trouxe mais segurança jurídica e eficácia na "governança nas contratações públicas", disse. No entanto, a profissional alertou sobre a importância de gestores públicos e o empresariado conhecerem em detalhes a norma. "Uma lei eficiente não combina com quem não sabe utilizá-la de maneira adequada", ponderou.

Transportes

Conselheiros do Coinfra puderam conhecer a proposta do governo do estado para a criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig). A autarquia está prevista em um projeto do Executivo que será enviado em junho deste ano para a apreciação na Assembleia Legislativa, de acordo com a secretária substituta da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas, Vanice Ferreira.

A Artemig, detalhou a servidora, terá tem como focos de atuação a regulação e a fiscalização dos serviços públicos de transporte e logística do estado que sejam prestados pela iniciativa privada. "A criação da agência vem para estruturar uma lógica de governança que se perpetue além de governos. Enquanto instituição neutra e independente, esperamos que ela faça uma intermediação da relação entres os diferentes setores de uma forma isonômica, técnica e profissional", ressaltou.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG Competitiva capacita mais uma turma de profissionais para a indústria em Itaúna

    Leia

  2. Sinduscon-Norte entregou prêmio aos vencedores do 1º Sindusconsciente

    Leia

  3. FIEMG Regional ZM promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  4. FIEMG realiza Congresso de Energia

    Leia

  5. Indústria mineira busca regularização ambiental

    Leia

  6. Conselho Tributário da FIEMG enviará documento aos presidenciáveis

    Leia

  7. FIEMG Competitiva realiza palestra em parceria com o Sindigrav

    Leia

  8. Alunos do SESI MG brilham no maior concurso mundial de matemática

    Leia