Notícia

Conselho de Inovação e Tecnologia recebe presidente do CNPq

Evaldo Ferreira Vilela, que assumiu o a entidade nacional, já liderou a Fapemig

O Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEMG realizou reunião virtual, dia 23/09, e recebeu o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Evaldo Ferreira Vilela, que realizou a palestra “Produção Científica e Desenvolvimento”. Valentino Rizzioli, presidente do Colegiado da Federação, conduziu a conversa e agradeceu a presença de Vilela. “É uma honra ter a presença do Evaldo entre nós. Teremos uma aula importantíssima sobre o futuro tecnológico do país”, afirmou.

De acordo com o convidado, o mundo de hoje, pós-pandemia, contribui para que a sociedade tenha um novo percurso. “Minas e o Brasil nunca tiveram tanta necessidade de avançar para garantir a qualidade de vida de todos. Vemos que a sociedade valoriza dados, mas não valoriza o conhecimento, a ciência. Com a pandemia, a necessidade de gerar conhecimento veio a tona e tem feito a sociedade refletir sobre o seu impacto na vida moderna”, afirmou Vilela.

O presidente do CNPq reforçou que a ciência é fator de desenvolvimento social e econômico, e deve ser incorporada ao planejamento do país. Vilela destacou ainda que o desenvolvimento científico recente do Brasil evoluiu muito. “Temos o amadurecimento e consolidação de agências de fomento como o próprio CNPq, Capes, Finep, e FAPs que apresentam pesquisas robustas nas áreas da saúde e agrária, com pesquisadores que atuam com criatividade e resiliência”, contou.

Currículo

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Vilela é mestre em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ecologia Química pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba (Japão). Assumiu a presidência do CNPq em abril de 2020 e, antes de aceitar o desafio à frente da instituição nacional, presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Últimas notícias

  1. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  2. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  3. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  4. FIEMG participa de debate sobre a reforma administrativa

    Leia

  5. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/10

    Leia

  6. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  7. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia

  8. Confiança dos industriais mineiros se aproxima do patamar pré-pandemia

    Leia