Notícia

De Minas Gerais para todos os cantos do mundo

Missão aos Emirados Árabes, liderada pela FIEMG, vai mostrar toda a potencialidade do estado

A Missão aos Emirados Árabes, que conta com mais de 150 participantes, liderada pela FIEMG, já começou. A delegação desembarca em Dubai a partir desta sexta-feira, 12 de novembro, e os empresários terão a chance de conhecer grandes experiências de tecnologia e sustentabilidade, e prospectar oportunidades e investimentos para Minas Gerais.

Segundo Rebecca Macedo, gerente do Centro de Negócios Internacionais da FIEMG, um dos grandes objetivos dessa missão é apresentar Minas Gerais para o mundo, mostrando que o estado possui um enorme potencial a ser explorado e divulgado. “As exportações totais de Minas Gerais representam cerca de US$ 26 bi, sendo nossos principais destinos de exportação a China, EUA, Canadá, Alemanha e Holanda, tendo como destaque da nossa pauta exportadora produtos como o minério de ferro, café, soja e ferro-nióbio”, pontua. Macedo afirma que, além dos produtos tradicionais da pauta mineira, o estado possui bens de maior valor agregado nas áreas metalúrgica, siderúrgica, tecnologia da informação, eletroeletrônico, biotecnologia, entre outros.

“Minas Gerais tem grande potencial para atração de investimentos nos setores de energias renováveis, metalmecânico, mobilidade, com destaque para veículos elétricos e baterias, tecnologia, eletroeletrônico, ciências da vida e centros de PD&I. Além disso, destacamos também o potencial no setor de infraestrutura, com a agenda de privatizações e concessões do Governo de Minas Gerais. Importante destacar que esse potencial de Minas Gerais vai ao encontro, por exemplo, ao foco dos Emirados Árabes na redução de carbono e aumento da eficiência energética, além de também investirem em tecnologias como Inteligência Artificial”, ressalta Rebecca Macedo.

Emirados Árabes e Minas Gerais

Em relação ao comércio entre os Emirados Árabes e Minas Gerais é observado um superávit no saldo da balança comercial, nos últimos cinco anos, com destaque para exportação de produtos como carnes, congeladas, de frango e bovina; tubos e perfis de ferro ou aço e açucares de cana. Mas, de acordo com a plataforma Trademap, os produtos com maior potencial de exportação de Minas Gerais para os Emirados Árabes são carnes bovinas congeladas; obras de alumínio; corindo artificial, quimicamente definido ou não; óxido de alumínio; hidróxido de alumínio; entre outras obras de plástico. Além disso, os Emirados Árabes Unidos tem melhorado a posição no ranking de destino das exportações de MG, avançando de 32º lugar, em 2018, para 20º no último ano (2020).

Expo Dubai

No período de 17 a 25 de novembro, os quase 4 mil metros quadrados (m²) do Pavilhão do Brasil na Expo 2020, em Dubai, nos Emirados Árabes, vão oferecer, em especial, informações sobre a força, as riquezas e os tesouros de Minas Gerais. A estrutura brasileira fica na entrada do distrito da Sustentabilidade e tem sido, segundo informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um dos mais visitados, entre os estandes dos 192 países com representatividade no evento.

Nos seis meses de Expo 2020 – entre 1º de outubro deste ano e 31 de março de 2022 –, o pavilhão brasileiro vem abrigando, em períodos diferentes, informações e delegações – com empresários, representantes das três esferas públicas, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais – dos diferentes estados do país.

Em área de 3,7 mil m², o Pavilhão Brasil terá a Sustentabilidade como tema e vai destacar a diversidade brasileira, o potencial agrícola, industrial e tecnológico. A Exposição Minas Gerais vai apresentar, entre os dias 17 e 25 de novembro, o “Projeto Imagem”. No espaço, representantes do estado vão levar um pouco da história de Minas Gerais, sua cultura e sua culinária, assim como produtos e serviços com visão do futuro.

A Missão aos Emirados Árabes tem o apoio da Gerdau, Tacom e Sebrae; patrocínio da CBMM | Niobium e Codemge e a realização da FIEMG e do Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO:

Expo Dubai 2021/2022

Data: 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022

Tema: “Conectando Mentes, Criando o Futuro: Oportunidade, Sustentabilidade, Mobilidade”

Países com pavilhões: 191

Área: 438 hectares

Expectativa de visitantes: 25 milhões

Delegação de Minas Gerais:

Apoio: Gerdau, Tacom e Sebrae

Patrocínio: CMBMM | Niobium e Codemge + Gov de Minas

Realização: FIEMG e Governo MG

Últimas notícias

  1. Tendências para o setor da moda

    Leia

  2. SESI Museu de Artes e Ofícios recebe alunos para atividades sobre sustentabilidade

    Leia

  3. Foco no fortalecimento do associativismo

    Leia

  4. Embaixadores da Inovação visitam o CIT SENAI

    Leia

  5. Indústria mineira celebra suas conquistas

    Leia

  6. Conselho da FIEMG apresenta portal sobre obras estruturantes

    Leia

  7. Multinacional Ardagh Group anuncia instalação de fábricas em Juiz de Fora

    Leia

  8. FIEMG Regional ZM promove Encontro Empresarial com governador Romeu Zema

    Leia